Pai de Nicole do Amaral, que é deficiente auditiva, registrou boletim de ocorrência. Governo estadual afirmou que dificuldade de encontrar profissional especializado atrasou contratação.

A estudante Nicole do Amaral, de 8 anos, não conseguiu participar do primeiro dia de aula em uma escola estadual de Sumaré (SP), na tarde de quinta-feira (1), por falta de intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras). A jovem, que é deficiente auditiva, só pode frequentar a escola com o acompanhamento especial da linguagem de sinais. No entanto, a unidade informou que houve um problema na contratação e o funcionário não estaria disponível.

O pai de Nicole, Ademir Amaral, registrou um boletim de ocorrência na Delegacia de Sumaré para garantir que as ausências de intérpretes não aconteçam de novo. “Eu estou cansado de ouvir que sempre vai resolver, então eu decidi registrar o que está acontecendo e, infelizmente, ao invés da minha filha passar a tarde na escola, ela passou na delegacia”, afirmou.

A EPTV, afiliada da TV Globo, tentou saber quando o intérprete vai poder trabalhar, mas uma funcionária da unidade, que fica no bairro Parque Bandeirantes, disse que tudo depende de regularizar a documentação.

O advogado especialista em direito constitucional Gustavo Boni afirmou que a Lei de Diretriz e Bases da Educação Nacional determina a intérprete de Libras na inclusão da criança com deficiência auditiva. De acordo com ele, a partir do momento que a unidade de ensino oferece o serviço, ela não pode regredir e deixar de disponibilizar o funcionário.

“É moralmente inaceitável e juridicamente tem um prejuízo na educação continuada dessa criança. O estado tem que ser eficiente, tem que ser organizar para suprir essa falta de profissional antes do início do ano letivo e não correr atrás depois”, explicou.

O que diz o estado

A Secretaria Estadual de Educação informou que a Diretoria Regional de Ensino de Sumaré só conseguiu preencher a vaga para o intérprete de libras nesta sexta-feira (2) pela dificuldade de encontrar profissionais com essa especialidade. A governo do estado ainda disse que a professora começa a trabalhar na segunda-feira (5).

Fonte: http://www.surdosol.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *