Na quarta-feira, 26, foi lembrado o Dia do Surdo e para reforçar a importância da data, a Escola Bilíngue para Surdos Nydia Moreira Garcêz promoveu uma passeata, no Centro de Paranaguá. A ação contou com a participação da Secretaria Municipal de Educação e Ensino Integral (Semedi) através da Divisão de Educação Especial, alunos e professores do Instituto de Educação Dr. Caetano Munhoz da Rocha, guardas civis municipais e bombeiros que estão fazendo o curso de Libras pela Semedi.

Com faixas e apitos, os participantes chamaram atenção da população por onde passaram. A diretora da escola, Fátima do Rocio de Souza Gonçalves destacou que no Brasil a data é lembrada em 26 de setembro, pois, no ano de 1857, no Rio de Janeiro, foi fundada a primeira escola de surdos no Brasil, o atual INES- Instituto Nacional de Educação de Surdos. “Setembro Azul é o mês onde a comunidade surda , faz uma reflexão sobre suas lutas, conquistas e direitos. Ontem realizamos um evento comemorativo ao Dia do Surdo, um momento onde os pares desfrutam de um local que em sua língua, contam piadas, fatos, entre outras conversas do seu cotidiano”, destacou. 

A diretora ressaltou que o objetivo da passeata é dar visibilidade para a comunidade surda, sua língua e sua cultura. “Tudo em defesa da Escola Bilíngue para Surdo. Tivemos a participação total dos alunos do curso de Magistério, a diretora Elaine e a diretora do Magistério Darcila, em parceria com a nossa escola, reorganizou o horário das aulas e tivemos aproximadamente 300 pessoas na passeata”, comemorou. “Também contamos com a participação dos alunos do curso de Libras da Semedi, o pessoal da segurança, bombeiros e guardas civis municipais. Participaram pela Educação Especial da Secretaria Municipal, os professores Valdelucia, Suellen, Isabelle e Ednilson”, citou Fátima.

A Superintendência de Trânsito com os batedores cuidaram da segurança dos participantes. “Ficamos bem satisfeitos com a adesão e interesse das pessoas durante o percurso”, afirmou a diretora.

A secretária municipal de Educação e Ensino Integral, Vandecy Silva Dutra destacou que a Semedi preza por uma educação inclusiva. “É de extrema importância apoiarmos ações como esta. Estivemos nesta manhã com nossa equipe caminhando juntamente com a comunidade surda e demonstrando que a Semedi preza por uma Educação de qualidade para todos os munícipes”, enfatizou.

Fonte: http://www.paranagua.pr.gov.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *