O curso começa amanhã e segue durante todos os sábados de agosto

Com intuito de promover inclusão e uma melhor comunicação com os pacientes, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) promove a partir de amanhã (05), um curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras) para seus servidores. O curso acontece durante todos os sábados de agosto, das 8h às 12h, no auditório do SAMU.

A necessidade do curso surgiu após a observação da dificuldade que os profissionais tinham no atendimento a pacientes deficientes auditivos e de fala. “Esporadicamente nós atendemos esses pacientes e a comunicação fica impossibilitada porque o socorrista não consegue compreender ou fazer as perguntas adequadas para saber como ele se sente, se ele tem alergia, se está usando algum remédio controlado”, conta Tânia Furtado, coordenadora do Núcleo de Educação em Urgência do SAMU Teresina. “Pensando nisso, uma servidora que dá aulas de libras se voluntariou para capacitar os profissionais e garantir a acessibilidade no serviço”, disse.

 A primeira turma, de nível básico, tem 20 vagas para profissionais tanto do SAMU Teresina como o estadual. “A turma precisa ser pequena para que todos possam praticar a conversação – que em libras se chama sinalização – mas para o futuro pretendemos organizar outras turmas e também progredir para depois fazer um curso intermediário ou até avançado”, explica Tânia Furtado. Além do básico, o curso vai abordar o preenchimento das fichas de ocorrência do SAMU, fazendo com que o socorrista seja capaz de realizar o primeiro atendimento, bem como sensibilizá-los para a importância do estudo mais aprofundado da língua.

 A Libras é a segunda Língua oficial do Brasil desde 2002, conforme a lei n° 10.436 e decreto 5.626/05. “Quem estuda a Libras percebe que a comunidade surda é isolada, pois a sociedade ainda não está adequada para incluí-lo, e em um atendimento de urgência, essa barreira na comunicação pode custar a própria vida do paciente”, comentou a professora Patrícia Marques, que vai ministrar as aulas.

Fonte: http://www.portalpmt.teresina.pi.gov.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *