O Ceará tem 270 motoristas surdos, que por lei têm direito a atendimento em libras em repartições públicas

Noticia_20170108-1A_ImagemO Departamento Estadual de Trânsito (Detran-CE) propôs aos seus servidores um convite especial: aprender libras. A iniciativa, que é realizada desde 2015, tem a intenção de tornar os servidores do órgão aptos a prestar serviços na área de carteira de motorista e de registro de veículos aos usuários surdos-mudos.

A princípio, a iniciativa seria algo pequeno. No entanto, o grande interesse dos servidores pelo novo aprendizado fez com que o órgão abrisse novos cursos. O convite rendeu uma excelente adesão, com vagas lotadas e fila de espera para a edição seguinte. 

Segundo a diretora de habilitação do Detran, Luiziania Vasconcelos, a iniciativa é fundamental para o órgão, já que, atualmente, o Ceará tem 270 motoristas surdos, sendo 181 na capital e 89 no interior.

“O Brasil é um país bilíngue. Desde 2012 nós temos legislação para que os surdos sejam atendidos em qualquer repartição pública com intérpretes. A gente não vinha cumprindo de forma adequada. Então, desde o ano passado estamos conscientizando o servidor para esse atendimento. Montamos o curso de libras voltado especificamente para atendimento e estamos com um retorno muito bom”, declarou.

Ainda conforme Luiziania, o curso funciona também como uma ação de motivação para os servidores. “Quando recebemos uma pessoa surda e não sabemos libras, nós também ficamos angustiados. Depois desse curso, notamos que as pessoas ficaram satisfeitas em ajudar alguém com essa necessidade. Elas se sentem bem motivadas. Notamos a felicidade de os servidores estarem fazendo parte desse processo”, ressaltou.

O curso de libras, que é ministrada por um deficiente auditivo, é promovido pelo Detran acontece em parceria com a Escola de Gestão Pública do Estado, através do Núcleo para Educação Especial da Secretaria de Educação do Ceará.

Noticia_20170108-1B_ImagemNoticia_20170108-1C_ImagemFonte: 08http://tribunadoceara.uol.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *