noticia_20161202-4_imagemNesta sexta-feira (02) foi realizado o Dia D da campanha Espírito Santo Solidário. Em virtude desse dia tão especial, o programa Fala Espírito Santo, da TV Vitória, esteve na sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), que fica no bairro Bento Ferreira, em Vitória, para realizar diversas ações com as pessoas da APAE.

O Dia D teve uma programação muito especial, contando com a turma do Macakids, que apresentou uma dança super divertida para as crianças, além da banda Derengos, que animou a sede da APAE e colocou todo mundo para dançar com um belo repertório musical.

O evento tem por objetivo conscientizar a população de que muitas pessoas com deficiência intelectual no Brasil, e várias delas têm nas APAE’s a oportunidade de desenvolver seus conhecimentos e superar os seus limites. A campanha ES Solidário do mês de novembro teve foco especial em arrecadar doações e reforçar a importância em ajudar a APAE.

Só no Brasil, são mais de 2,6 milhões de deficientes intelectuais. No Espírito Santo são mais de 47 mil pessoas que possuem deficiência intelectual, segundo dados do IBGE.

A estimativa mundial da Organização Mundial da Saúde (OMS) é de que a cada 700 pessoas nascidas, uma tem Síndrome de Down, que é a deficiência intelectual com maior incidência no País. No Espírito Santo, estima-se que são cerca de 5.550 pessoas com essa síndrome.

Diante desses números, as APAE’s de todo o Estado atendem atualmente 7.524 pessoas com deficiência intelectual. As instituições, localizadas em 40 dos 78 municípios do Espírito Santo empregam direta e indiretamente mais de 2.500 pessoas.

Maiara Lopes é aluna da APAE e conta que a instituição se tornou um novo lar para ela. “Gosto muito daqui, aqui é o meu segundo endereço. Gosto dos meus amigos, amo muito eles. Quando tenho dúvidas, eu pergunto aos professores, aos assistentes sociais, a gente conversa, bate papo…”, conta Maiara, que participa da banda de Congo, dentre outras atividades da instituição.

O presidente da APAE Vitória, Pedro Bassini, revela que a APAE faz um trabalho muito especial, que toda a sociedade deve conhecer. “A APAE tem 51 anos de história ajudando muita gente. Eu queria aproveitar a oportunidade para agradecer a vocês da TV Vitória. Vocês não têm ideia do bem que estão fazendo à nossa instituição. O trabalho que é realizado aqui é maravilhoso e vocês estão tendo a oportunidade de mostrar isso para a sociedade”, diz Pedro Bassini.

Fonte:ht02tp://www.folhavitoria.com.br/geral/blogs/es-solidario/2016/12/02/dia-d-da-campanha-es-solidario-leva-alegria-e-diversao-para-alunos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *