Para dar um atendimento educacional especializado a estudantes com diversos graus de perda auditiva, São João de Meriti possui um Polo de Surdos. O local, referência no ensino especial para alunos deficientes auditivos das escolas municipais, possui um aparelho denominado Treinador de Fala, único na Baixada Fluminense, além de várias iniciativas para auxiliar no desenvolvimento dos estudantes. O Polo, mantido pela prefeitura, por meio da secretaria municipal de Educação, funciona no CIEP 180 Municipalizado Presidente João Goulart, no bairro Parque Juriti.

Noticia_20131114_Imagem

Aulas acontecem no CIEP 180. Foto: Luiz Alberto.

Meriti possui cerca de 80 alunos com deficiência auditiva matriculados na rede municipal de ensino. No Polo de Surdos estes estudantes, inclusos nas turmas regulares, contam com várias atividades, sempre no contraturno escolar. Fonoaudiólogas atuam com perspectiva ao bilinguismo para libras e língua portuguesa, e contam com o apoio do aparelho Treinador de Fala. Os estudantes têm atendimento individualizado na sala de informática, sempre de acordo com a série, para complementar o aprendizado em sala de aula. Outro apoio é a sala de multimeios para exibição de vídeos educacionais direcionados, que visa desenvolver a estimulação precoce até a idade adulta. “Os alunos e suas famílias também podem aprender libras de graça no Polo. Já os alunos deficientes auditivos que estudam no CIEP 180 contam com intérprete de libras em sala de aula”, completa a diretora da unidade e coordenadora do Polo, Marcia Reis.

Outra atividade que chama a atenção dos estudantes são as aulas de expressão corporal, iniciativa criada para desenvolver a dança nos estudantes com deficiência auditiva. Desta atividade nasceu o grupo “Arte Carioca Urbaninhos 180”, hoje formado também com alunos das turmas regulares que se interessaram em participar. O grupo foi campeão na categoria dança de rua durante o II Festival Metropolitano de Dança 2013. Um dos destaques do grupo foi Lucas Silva de Oliveira, de 16 anos, que tem perda auditiva parcial. “O festival foi emocionante. Foi uma vitória de todo o grupo”, destaca Lucas, com seu sorriso sempre marcante.

Fonte: http://noticias.sitedabaixada.com.br/educacao/2013/11/14/sao-joao-de-meriti-tem-polo-de-surdos/

2 thoughts on “São João de Meriti tem polo de surdos”
  1. Parabéns fico feliz de saber que tem gente trabalhando em pró dessa comunidade, se me permite falar assim. Bom trabalho e que todos possam serem gratos para com todos os que tem se empenhados para que algo seja feito.
    Recadinho: SURDOS SEJAM GRATOS E SE SABE APRENDAM, VOCÊS SÓ TENHAM A GANHAR.
    OUVINTES: DÊ O SEU MELHOR SEM ESCOLHER A QUEM.
    Bom trabalho.
    Abraço,
    Iraci Francisca
    Professora de LIBRAS.

  2. Parabéns fico feliz de saber que tem gente trabalhando em pró dessa comunidade, se me permite falar assim. Bom trabalho e que todos possam serem gratos para com todos os que tem se empenhados para que algo seja feito.
    Recadinho: SURDOS SEJAM GRATOS E SE SABE APRENDAM, VOCÊS SÓ TENHAM A GANHAR.
    OUVINTES: DÊ O SEU MELHOR SEM ESCOLHER A QUEM.
    Bom trabalho.
    Abraço,
    Iraci Francisca
    Professora de LIBRAS.

  3. Parabéns fico feliz de saber que tem gente trabalhando em pró dessa comunidade, se me permite falar assim. Bom trabalho e que todos possam serem gratos para com todos os que tem se empenhados para que algo seja feito.
    Recadinho: SURDOS SEJAM GRATOS E SE SABE APRENDAM, VOCÊS SÓ TENHAM A GANHAR.
    OUVINTES: DÊ O SEU MELHOR SEM ESCOLHER A QUEM.
    Bom trabalho.
    Abraço,
    Iraci Francisca
    Professora de LIBRAS.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *