Ricardo Chiabai

11/05/2016
Na sessão de hoje da CMVV denunciei o resultado de uma vistoria feita ontem no Teatro Municipal de Vila Velha, que está com inauguração marcada para a próxima sexta. Como vereador, arquiteto e urbanista e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Acessibilidade da Câmara de Vila Velha verifiquei uma série de irregularidades.

 

Depois de tantos anos em reforma, o teatro ainda não está contemplando a acessibilidade plena como determinam as diversas legislações (federal, estadual e municipal). Quem me acompanha sabe que venho cobrando a prefeitura, desde o início de nosso mandato em 2013, melhores condições no município para as pessoas com deficiência.

 

Com relação ao acesso principal do teatro pergunto aonde está a rampa para cadeirantes? onde está o desenho universal? como arquiteto e urbanista pergunto: onde está a acessibilidade plena defendido pelo Ministério Público em todo o Brasil e também pelo Tribunal de Contas do Estado, através do programa Cidade + Acessível?
Estamos falando, em Vila Velha, de uma população que, segundo o censo do IBGE de 2010, é de cerca de 80 a 100 mil pessoas com algum tipo de deficiência. Os cadeirantes respondem por cerca de 7 a 10%, são quase dez mil pessoas. Aviso que como pai, vereador defensor da causa e presidente da Frente Parlamentar em Defesa da Acessibilidade da Câmara de Vila Velha, não irei desistir da luta por mais acessibilidade. Acho um absurdo inaugurar um espaço público de cultura e entretenimento sem respeitar a Constituição brasileira. Gostaria de saber a opinião de vocês, cidadãos de Vila Velha.
Veja o Video neste link

https://www.facebook.com/ricardochiabai.vilav04elha/videos/889581067819324/?pnref=story

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *