Pará possui 19.387 eleitores com alguma deficiência ou mobilidade reduzida
Atendimento para surdos no Hangar será realizado por alunos de Libras.

Os eleitores que possuem deficiência auditiva terão assegurado o atendimento diferenciado a partir da próxima segunda-feira (2) nos postos do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) instalados no Hangar, em Belém, onde 16 alunos do curso de Libras deverão facilitar a comunicação entre eleitor e servidores do Tribunal.

 Além do Hangar, os alunos atuarão nos cartórios eleitorais de Ananindeua e Icoaraci, no posto de atendimento de Mosqueiro e na Central de Atendimento ao Eleitor (CAE). As pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida têm até o dia 4 de maio para solicitarem, a Justiça Eleitoral, a transferência para seção eleitoral especial, que obedecem aos requisitos de acessibilidade

 Em todo o Brasil, a Justiça Eleitoral tem o registro de quase 700 mil eleitores com deficiência, sendo mais de 130 mil no exterior. De acordo com a comissão de acessibilidade do TRE-PA, no Pará são 19.387 eleitores com deficiência ou mobilidade reduzida distribuídos em 853 seções especiais adaptadas para recebê-los.

As seções eleitorais especiais são previstas pela Resolução TSE nº 21.008 que dispõe sobre o voto das pessoas com deficiência. São locais de votação que obedecem aos critérios de acessibilidade especificados pela Associação Brasileira de Normais Técnicas (ABNT).

Fonte: G1 Globo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *