A Educação inclusiva para surdos, um direito garantido na Constituição Federal pela lei 7.853 de 1989, tem avançado ao longo dos últimos três anos em Girau do Ponciano. Segundo dados da coordenação de educação especial, vinculado a secretaria de educação, o número de crianças surdas frequentando as classes comuns do ensino regular aumentou em mais de 70%.

Noticia_20160101-1A_ImagemIsso prova que crianças e adolescentes com necessidades especiais têm conquistado seus direitos, graças aos investimentos realizados com objetivo de capacitar professores e demais profissionais nos diferentes setores da administração forte e abençoada. A política de inclusão das crianças com deficiências em escolas de ensino regular tem evoluído ao longo dos últimos anos e cumprindo as metas da Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva pelo Ministério da Educação (MEC).

Para o secretário de educação, Kléber de Oliveira, o empenho dos professores e os cursos ofertados pelo poder público municipal, gratuitamente, para todos os interessados em aprender a Língua Brasileira de Sinais (Libras) vêm contribuindo no processo de democratização do ensino “A inclusão só existe, de fato, quando há a mistura, a convivência entre ouvintes e surdos (ou portadores de outras deficiências) no mesmo ambiente. Educação inclusiva é garantir a democratização da educação e dos espaços que a compõem para que todos tenham, dentro de suas limitações, oportunidades iguais de desenvolver suas habilidades”, ressaltou o gestor da pasta.

O prefeito Fabinho Aurélio (PSD) relatou que a inclusão é fundamental no processo de comunicação e aprendizado “A educação municipal têm pessoas que trabalham diretamente com quem precisa de um olhar especial na sala de aula e os professores têm compreendido que não podem estar alheio às pessoas com necessidades, por isso estão participando de capacitações periódicas. Mas ainda temos muito a caminhar, muito por fazer. Quando falamos em sociedade inclusiva estamos em um processo contínuo que conta com todo apoio e estímulo da gestão forte e abençoada e que deve ser expandida aos demais setores e serviços ofertados pelo município”, destacou o jovem prefeito.

Além de capacitações específicas para servidores da educação, já foram realizadas três turmas do curso de libras, ministradas pelo professor Adriano Laurindo e abertas para toda a comunidade. Esses cursos têm como objetivo favorecer o processo de inclusão e comunicação entre todos, fortalecer as relações familiares e contribuir com a formação pessoal e profissional de todos os participantes.

Os coordenadores gerais da educação especial no município, José Luís e Sílvia Valéria, também destacam o trabalho humanizado de todos os professores na Sala de Recurso dentro da escola, espaço onde há atendimento especializado e próximo as famílias, como fatores determinantes para que a educação inclusiva continue se fortalecendo em Girau do Ponciano.

Noticia_20160101-1G_ImagemFonte:http://www.alemtemporeal.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *