Professor Sebastian (Pros) fez esta semana uma série de pedidos em favor da comunidade surda de Tangará da Serra. Professor Sebastian defendeu na Câmara a necessidade da implantação da Disciplina de Libras nas escolas da rede pública e privada, em todas as séries. A mesma reivindicação foi encaminhada ao Governo do Estado e ao Governo Federal.

SONY DSC
SONY DSC

“A partir do momento em que a inclusão social, for aplicada de forma eficaz é que iremos dar início a uma sociedade justa e igualitária. Quando realmente começarmos a ouvir o que os outros têm a dizer e começar a entender e ser sensível a causa do outro, estaremos buscando a sociedade de todos e não só de uma maioria que se denomina “normal”. O nosso Gabinete é pautado também na inclusão social e o continuará na elaboração de documentos para continuar reivindicando”, afirmou o vereador Professor Sebastian.

O vereador disse ser notável que na atualidade a temática da acessibilidade esteja tomando grandes proporções e pediu inclusão social tanto para surdos, quanto para não surdos. Segundo ele, pouco tempo atrás a Língua Brasileira de Sinais não era divulgada – mesmo sendo amparada por Lei – contudo, por meio da mobilização da comunidade surda e de ouvintes que se interessam pela causa da inclusão, levantou-se a bandeira de luta pela efetivação das leis.

O parlamentar lembrou a Lei 10.436/02 que reconhece a Língua Brasileira de Sinais como meio de comunicação legal de expressão da comunidade surda e também a Lei 10.048/00 que estabelece à pessoa surda critérios básicos para a promoção da acessibilidade – lei que gerou os Decretos 5.296/04 e 5.298/04 que estabelece prioridades, dentre elas a obrigatoriedade em empresas públicas e particulares de atendimento prioritário às pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida.

“As Leis existem, o nosso papel é fazer com que elas sejam de fato cumpridas”, diz Professor Sebastian ao reconhecer que alguns estabelecimentos de ensino superior têm, ainda que de forma tímida, oferecido o curso de Libras. “Podemos dizer que é um grande passo, mas muito ainda tem que ser feito. O município de Tangará da Serra, nos últimos anos, vem promovendo uma série de debates em vários âmbitos, contudo a população surda (específico nesse assunto), nem sempre consegue participar, opinar, sugerir, incluir-se nos assuntos do município por conta da ausência de um intérprete”, destaca o parlamentar.

Fonte:http://www.camaratga.mt.gov.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *