Noticia_20131030x_Imagem

Na última sexta-feira (25), o Campus Cerro Largo debateu o tema da inclusão de surdos na comunidade escolar básica, durante o I Seminário Regional Formação de Professores e Educação de Surdos em Debate”. O objetivo, segundo uma das coordenadoras do evento, professora Neusete Machado Rigo, é proporcionar um espaço de discussão entre Universidade e Educação Básica sobre os processos inclusivos, com ênfase na inclusão dos surdos, para fortalecer nossas ações e práticas pedagógicas. “As instituições educacionais precisam construir formas para garantir o acesso e a permanência de todos e o Seminário foi uma possibilidade para ampliarmos nossas perspectivas conhecendo realidades e formas inclusivas vivenciadas em outros espaços educativos”, afirma Neusete.

Para a professora de Libras da UFFS, Jane Donini Rodrigues, essa é uma das ações que a Universidade promove que responde às demandas da comunidade. Ela acrescenta que o Seminário também foi uma forma de fechamento do Curso de Libras, iniciado em julho deste ano e oferecido a professores da Educação Básica da região e acadêmicos das licenciaturas da UFFS. “Eu fiquei muito emocionada com o trabalho realizado por todos os participantes do curso. Atingimos nossos objetivos maiores: que todos conseguissem abrir-se para uma relação com a diferença cultural surda, estabelecessem uma proximidade com as produções linguísticas desses sujeitos, e promovessem a difusão da Libras na comunidade e na sociedade.

Para o diretor da UFFS – Campus Cerro Largo, Edemar Rotta, que esteve presente no evento, “a região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul foi uma das pioneiras a fazer esse trabalho da integração dos Portadores de Necessidades Educacionais Especiais no espaço da escola regular, isso nos credencia para continuar o trabalho aqui e nos demais campi da UFFS”, afirma.  

Assessoria de Imprensa UFFS

Fonte:http://www.radiosaoluiz.com/noticias/ver/cat/educa%C3%A7%C3%A3o/id/7436/uffs-campus-cerro-largo-seminario-debate-educacao-.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *