Noticia_20150816-1_ImagemPetrópolis deu mais um importante passo para a garantia dos direitos da pessoa com deficiência. O prefeito Rubens Bomtempo inaugurou uma Central de Interpretação de Libras, a 3ª do Estado do Rio de Janeiro e a 38ª do país. Com a iniciativa, o município derruba as barreiras da comunicação para quem tem deficiência auditiva. Um carro zero quilômetro também foi entregue a central para atendimento exclusivo aos casos que necessitarem de acompanhamento em unidades de saúde, tribunais, entrevistas de emprego, delegacia, entre outras necessidades.

O que compactuamos no início do nosso governo foi a criação de uma grande rede de proteção social e a Central de Interpretação de Libras reafirma o nosso compromisso com as pessoas na garantia dos seus direitos e na construção de políticas públicas para uma cidade com menos injustiça e igual para todos. Que esse espaço possa ser apropriado e valorizado por todos os que precisam desses serviços. Cuidar de gente é o forte desta administração”, afirmou o prefeito Rubens Bomtempo.

A central funciona na sede da secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania (Setrac) e conta com equipe para tradução e interpretação da língua de sinais e guia-intérprete. Haverá ainda atendimento virtual, por meio de webcams, com a utilização da Libras. Outra novidade anunciada durante o evento foi a inclusão no site da Prefeitura de Petrópolis (www.petropolis.rj.gov.br), na área de serviço ao cidadão, da Língua Brasileira dos Sinais.

São avanços que demonstram que Petrópolis está no caminho certo. No caminho da inclusão. Hoje é um dia de festa e de vitória para este governo e para a sociedade civil que sonha junto com a gente nessa luta para que o direito das pessoas, principalmente as com deficiência, não sejam violados”, destacou a secretária de Trabalho, Assistência Social e Cidadania.

O secretário Nacional de Promoção da Pessoa com Deficiência, Antônio José Ferreira ressaltou que a realidade atual das pessoas com deficiência está muito melhor que há cerca de 10 anos. “Éramos vistos como coitados e excluídos. Hoje as pessoas reconhecem o potencial em quem tem alguma deficiência”. Ele parabenizou o prefeito pela iniciativa. “Agora Petrópolis tem atendimento especializado para os surdos. Essas pessoas poderão ter decentemente atendimento médico ou acesso a entrevistas de emprego. É intangível o alcance e a importância desta central para a cidade. Parabéns ao prefeito, a Fernanda e a todos que trabalharam para a realização deste sonho”, finalizou.

Ficamos muito felizes quando vemos um município avançando na área de direitos humanos. A acessibilidade é muito importante para a pessoa com deficiência auditiva e as cidades, cada vez mais, precisam estar preparadas para esta realidade. Atualmente 80% dos deficientes auditivos não têm acesso a educação de fato e Petrópolis está começando a mudar essa realidade”, ressaltou a subsecretária de Defesa e Promoção dos Direitos Humanos, Andréa Sepúlveda.

Fonte:http://www.petropolis.rj.gov.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *