Ação inclusiva do TJDFT é destaque em rede social de influenciadora digital

Uma das ações do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDF) na inclusão de pessoas com deficiência chamou a atenção de uma jovem influenciadora digital. Sophia Comin, 11 anos, apresentou para seus quase 52 mil seguidores, a história de Wanderson Câmara Lustosa, um rapaz cego e surdo que trabalha na Coordenadoria de Editoração e Digitalização (Codig).

Por meio de um contrato de natureza social firmado entre o TJDFT e a Associação Centro de Treinamento de Educação Física Especial (Cetefe), em 2017, foram abertas oportunidades de emprego a pessoas com deficiência na digitalização de processos em papel que estavam migrando para o meio digital.

O TJDFT procedeu com toda adequação do ambiente de trabalho de modo a atender a Resolução 401/2021, bem como a Recomendação 26/2016 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Desde o início do contrato, os colaboradores recebem os processos, higienizam, digitalizam, validam, remontam e fazem o controle de qualidade de acordo com a necessidade do Tribunal. 

Ao longo desses sete anos, 108 pessoas com deficiência foram beneficiadas com uma oportunidade de trabalho, sendo, para 74% delas, o primeiro emprego. Elas digitalizaram cerca de 630 mil processos físicos. Esse esforço permitiu não apenas que o TJDFT desse um importante passo na modernização da prestação jurisdicional, mas também que pudesse contar com esses processos em meio eletrônico para prosseguir os trabalhos durante a pandemia, quando os espaços físicos precisaram ser fechados.  

. Ação inclusiva do TJDFT é destaque em rede social de influenciadora digital

Wanderson, 35 anos, possui ensino médio e trabalha na CODIG desde janeiro de 2022 e comunica-se com os colegas por meio da Língua Brasileira de Sinais (Libras).  Segundo sua chefe imediata, Maria das Dores Rodrigues dos Reis, Wanderson é muito disciplinado, esforçado, produtivo e capaz de executar as tarefas sem dificuldades. Para ele, trabalhar no TJDFT “é um sonho”. Explica que hoje se sente realizado e inserido no mercado de trabalho, sem a necessidade de receber benefício do governo. 

Para o Coordenador da CODIG, Wander Moreira, esse contrato de natureza social firmado pelo TJDFT “é referência para outras organizações públicas que buscam implementar contratações semelhantes visando a inclusão de pessoas com deficiência como, por exemplo, o Tribunal de Justiça do Espírito Santo (TJES), que, baseando-se no modelo do TJDFT, fez contratação semelhante.” 

O vídeo que Sophia Comin publicou no Instagram já está com mais de 1,7 mil curtidas e um grande número de comentários de seguidores sensibilizados pelo exemplo de superação do colaborador do TJDFT. Clique aqui para assistir ao vídeo apresentado por Sophia.

© Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios – TJDFT
Todos os direitos reservados. É permitida a reprodução parcial ou total desta publicação, desde que citada a fonte.

Fonte:https://www.tjdft.jus.br/institucional/imprensa/noticias/2023/maio/acao-inclusiva-do-tjdft-e-destaque-em-rede-social

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *