O evento, organizado pelo Sindicato dos Tradutores e Intérpretes da Libras e Guias-Intérpretes da Paraíba (Sintrater-PB), teve como objetivo discutir a formação desse tipo de profissional e as ações a favor da categoria nas esferas Municipal, Estadual e Federal, buscando o espaço e a devida valorização pela sociedade.

Na última segunda-feira (27), o vereador Marmuthe Cavalcanti, membro da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP), participou do 1º Fórum de Tradutores Intérpretes de Libras na Paraíba. O evento foi realizado no auditório do Centro de Ciências Médicas da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), em João pessoa, e teve como tema “FormAção em questão”.

Noticia_20150729-2_ImagemA Língua Brasileira de Sinais (Libras), reconhecida desde 2002 como segunda língua oficial do Brasil, é utilizada por deficientes auditivos para comunicação entre eles e entre surdos e ouvintes. Nesse contexto, destaca-se o papel dos tradutores e intérpretes de Libras, que fazem a mediação dessa comunicação e proporcionam às pessoas com deficiência auditiva a ampliação da capacidade de adquirir informações e conhecimento.

Durante o Fórum, Marmuthe participou da mesa temática “Debatendo as ações dos tradutores intérpretes de Libras”. O parlamentar destacou a importância do trabalho desses profissionais, que auxiliam os alunos surdos, usuários da Libras, a terem acesso aos conteúdos escolares, contribuindo para a melhoria do processo educacional e o respeito à diversidade linguística e sociocultural dos estudantes com deficiência auditiva.

“Somos favoráveis à produção e à regulamentação de leis que reconhecem a importância da Libras para o ensino e a inclusão social no Brasil; aos investimentos para formação de instrutores e intérpretes; à presença desses profissionais em locais públicos e sua inserção nas políticas de saúde, educação, trabalho, esporte, lazer, turismo e nas relações cotidianas entre pessoas surdas e ouvintes”, afirmou o vereador.

Marmuthe também abordou questões específicas e lutas históricas das pessoas com surdez e deficiência auditiva. “Temos dialogado com a Associação dos Surdos de João Pessoa e com o Poder Público, para viabilizar o atendimento das principais demandas do movimento, como: a escola bilíngue para surdos; a regulamentação e o cumprimento da Lei 1.724/2012, que institui o “Programa de Incentivo ao Aprendizado da Língua Brasileira de Sinais nas escolas do Município”; o apelo ao Departamento Estadual de Trânsito da Paraíba (Detran-PB), para que forneça atendimento com intérprete de Libras e aplique suas provas de habilitação com acessibilidade para surdos; a realização de investimentos no mercado de trabalho da pessoa com surdez e deficiência auditiva, exigindo das empresas vagas exclusivas para contratação deste segmento; a reserva de vagas (postos de trabalho) em concursos públicos; a existência de intérpretes de Libras em processos seletivos; entre outras necessidades”, disse o parlamentar.

O evento, organizado pelo Sindicato dos Tradutores e Intérpretes da Libras e Guias-Intérpretes da Paraíba (Sintrater-PB), teve como objetivo discutir a formação desse tipo de profissional e as ações a favor da categoria nas esferas Municipal, Estadual e Federal, buscando o espaço e a devida valorização pela sociedade. Além disso, serviu para comemorar o Dia Nacional dos Tradutores Intérpretes de Libras, celebrado em 26 de julho. “A participação efetiva nesse Fórum reafirma nosso compromisso com a categoria e as pessoas com deficiência auditiva. Estamos juntos nesta luta, por mais cidadania, respeito, qualidade de vida e garantia de direitos”, finalizou Marmuthe.

Fonte : Secom CMJP

http://pbnews.com.br/camara/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *