Noticia_20150625-5_ImagemO Projeto de Lei 1769/15, de autoria do deputado federal Rômulo Gouveia (PSD-PB) estabelece que 10% dos servidores públicos e 10% dos trabalhadores de concessionárias públicas devem está apitos a entender a Língua Brasileira de Sinais.

As instituições públicas, empresas concessionárias de serviços públicos de assistência à saúde, instituições de saúde, púbicas e privadas, devem dispor de, pelo menos, dez por cento de servidores, funcionários e empregados capacitados para o uso e interpretação da Língua Brasileira de Sinais”, estabelece a iniciativa do deputado.

Destacando o grande número de pessoas surdas no país, Gouveia defendeu sua proposta argumentando que a capacitação vai felicitar o atendimento e diagnostico de surdos no serviço público de saúde: “Nosso objetivo é assegurar que os serviços de atenção à saúde sejam feitos de forma precisa, sem intermediações indevidas e suposições que possam induzir a erro. Se o paciente com deficiência auditiva ganha com assistência de melhor qualidade, ganha também o profissional que se qualifica com mais uma competência e um saber”.

Segundo censo realizado em 2010 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística-IBGE, cerca de 9,7 milhões de brasileiros possuem deficiência auditiva, o que representa 5,1% da população brasileira.

Fonte: http://www.pbagora.com.brpublicos-saude-entendendo-libras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *