Juliane Leila Abilio de Souza1, Elaine da Silva Nantes1

1 Faculdade Integrado de Campo Mourão

Palavras-chave: Jogo de xadrez, Desenvolvimento intelectual, Síndrome de Down

Introdução e Objetivo

O presente trabalho busca apresentar a importância do jogo de xadrez para o desenvolvimento intelectual do aluno, sabe-se que o jogo proporciona um momento lúdico e em especial o jogo de xadrez ainda desenvolve a imaginação, raciocínio, estratégias e concentração. Diante disto levantou-se a seguinte questão: como o jogo de xadrez pode contribuir para o desenvolvimento intelectual de crianças com Síndrome de Down?

Neste sentido busca-se apresentar o jogo de xadrez como uma ferramenta pedagógico no auxilio ao docente que trabalha com crianças com a Síndrome de Down buscando mostrar que por meio deste jogo será possível desenvolver neste aluno a concentração, raciocínio lógico, socialização, segurança, autocontrole, tomada de decisão e a oportunidade de se expressar por meio das jogadas.

Para a realização da pesquisa levantou-se os objetivos: pesquisar o que é a síndrome de Down e suas características; descrever como se dá o desenvolvimento da criança com síndrome de Down e descrever a história do xadrez e a importância do mesmo como suporte pedagógico no desenvolvimento intelectual de crianças com síndrome de Down.

Metodologia

Toda pesquisa precisa ser planejada e por isso traçou-se o seguinte percurso metodológico: abordagem qualitativa, de natureza básica, caráter exploratório e por meio de pesquisa bibliográfica.

Resultados

A Síndrome de Down é uma condição genética, e se caracteriza pela presença de um cromossomo a mais nas células, acarretando um retardo no desenvolvimento motor, físico e mental. Esse erro genético pode ser dividido em três tipos: a trissomia simples, mosaicismo e translocação.

Dos três tipos o mais comum é a trissomia do cromossomo 21, ou seja, o bebê apresenta um cromossomo a mais no lugar de 46 cromossomos, ele, apresenta 47. Com relação às características dessa síndrome a criança apresentará: hipotonia, comprometimento intelectual o que acarreta um atraso no aprendizado e aparência física.

Com relação aos jogos, sabemos que ele é uma ferramenta pedagógica que deve ser utilizada não só para passar o tempo, mas sim como uma forma de estimular a criança em seu processo de ensino-aprendizagem, buscando desenvolver o raciocínio lógico, concentração e memória.

O jogo de xadrez é uma ferramenta pedagógica para o auxílio no desenvolvimento intelectual das crianças, quando se é trabalhado com o jogo de xadrez com a criança com Síndrome de Down o professor poderá desenvolver o raciocínio lógico, concentração, memória e a noção de abstrato, um exemplo para o desenvolvimento abstrato é que a criança tem que pensar seu lance sem poder tocar na peça, no caso é abstrato, só pode mexer a peça quando tem certeza que é aquela jogada que deseja realizar.

Considerações Finais

Entende-se que as crianças com síndrome de Down tem seu desenvolvimento intelectual atrasado em relação às outras crianças, visto que sua concentração, memória e raciocínio lógico precisam ser estimulados frequentemente para terem um aprendizado satisfatório.

Como o jogo de xadrez que é uma ferramenta pedagógico que desenvolve a concentração, memória, raciocínio lógico, auto realização e imaginação a presente pesquisa buscou demonstrar como esse jogo pode contribuir para o desenvolvimento da criança com a Síndrome de Down.


CONCCEPAR (1.:2015 : Campo Mourão, PR).
Anais do VI CONCCEPAR: Congresso Científico da Região Centro-Ocidental do Paraná / Faculdade Integrado de Campo Mourão. – Campo Mourão, PR: Faculdade Integrado de Campo Mourão, 2015.
1 . Eletrônica
ISSN 1983-7178

Fonte: http://conccepar.grupointegrado.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *