Noticia_20150604-3_Imagem

O dançarino surdo Flávio Vinícios dos Santos realizou nesta quarta-feira, 3 de junho, um show de dança para as alunas do “Curso de Alfabetização e Letramento: emancipação feminina” do Campus Taguatinga Centro. Ele se apresentou ao som de Michael Jackson e, mesmo sem ouvir, teve sincronia perfeita entre seus movimentos e a música, arrancando aplausos das estudantes.

Flávio é da cidade de Porteirinha, Minas Gerais, e veio a Brasília com mais três colegas para conhecer a Escola Bilíngue de Taguatinga e outros projetos na área de educação para surdos. Ele compõe um grupo de moradores daquela região mineira que trabalha pela implantação de uma escola que atenda aos estudantes surdos de Porteirinha.

A visita do dançarino ao IFB ocorreu pois o intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) do Campus Taguatinga Centro, Maílson Matos Marques, faz parte da equipe de voluntários que atua em Porteirinha junto à comunidade surda.

Aprendizado

Para dançar sem ouvir, Flávio sente as vibrações sonoras. Ele conta que começou a praticar a arte quando tinha 13 anos de idade e o primeiro contato com a música foi por meio de um DVD, de Michael Jackson, que ganhou de presente. Para conseguir captar as ondas sonoras e fazer os movimentos do cantor americano, o dançarino precisa colocar o som em um volume alto e com graves fortes.

As alunas do IFB se mostraram encantadas com a apresentação. Depois da dança, muitas foram fazer fotos com Flávio e tentar entender como ele conseguia fazer os movimentos de acordo com a andamento da música mesmo sem ouvir. Ele conta que tem em seu repertório quatro músicas do cantor americano e pratica a dança há sete anos.

Fonte:http://www.ifb.edu.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *