O último Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), feito no ano passado, recebeu a inscrição de 8.799 deficientes auditivos, segundo dados do Ministério da Educação (MEC).  Em 2013, foram 4.660. O aumento detectado revela a importância de profissionais com conhecimento na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para ajudar na inclusão social dessas pessoas.

Segundo Luiz Mateus da Silva Souza, docente da área de idiomas e linguagem do Senac Bauru, este profissional ainda faz falta no mercado. “Há poucos anos que temos cursos de formação oferecidos regionalmente. Antes, para se especializar era preciso buscar outras regiões e até mesmo outros estados”, pontua o docente como uma das causas dessa escassez.  

De acordo com ele, ainda é difícil transpor a barreira da linguagem. “As pessoas com deficiência auditiva precisam de acompanhantes para muitas atividades do cotidiano, como uma ida ao banco, pois as pessoas não estão preparadas para atendê-los”, conta.

Sem isso, acabam se relacionando apenas entre eles e seus familiares. “Em Bauru, por exemplo, segundo o último censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), de 2010, existem cerca de 14 mil deficientes auditivos. Apesar do número, ainda existem muitos ambientes que não estão preparados para receber este público”, afirma o docente.

Com o objetivo de capacitar profissionais para atender esse público e contribuir para a inclusão social, o Senac Bauru está com vagas abertas para três cursos. O primeiro, Língua Brasileira de Sinais 1, tem início em 8 de junho. Na sequência serão oferecidos os módulos 2 e 3. Os cursos são voltados aos profissionais que lidam com deficientes auditivos, bem como para familiares e os próprios deficientes.

Os interessados devem se inscrever pelo site www.sp.senac.br/bauru. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3321-3199 ou diretamente no Senac Bauru, na avenida Nações Unidas, 10-22.

Histórico

A primeira instituição para deficientes auditivos do Brasil, o Imperial Instituto de Surdos Mudos – hoje, Instituto Nacional de Educação de Surdos -, foi criado por D. Pedro II em 1856.

No entanto, somente há 13 anos, em 2002, foi promulgada a Lei de Libras no país. Ela instituiu uma linguagem de sinais padrão, além de tornar obrigatório que repartições e serviços públicos e privados, como escola e hospitais, tenham um intérprete de Libras para atender deficientes auditivos.

Segundo o último censo do IBGE, de 2010, cerca de nove milhões de pessoas possuem algum tipo de deficiência auditiva no país, cerca de 5,2% da população brasileira.

Serviço

Língua Brasileira de Sinais 1

Data: 8/6 a 14/9

Horário: às segundas-feiras, das 19h30 às 22h3

Duração: 40 horas

Informações: Senac Bauru. Endereço: Avenida Nações Unidas, 10-22, Centro. Telefone: (14) 3321-3199. E-mail: bauru@sp.senac.br

Fonte: http://www.jcnet.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *