Portal da Secretaria Municipal de Educação

apresentação do programa

O programa de Educação Bilíngue para Surdos visa assumir o uso de uma abordagem semiótica visual de modo a melhor utilizar a potencialidade visual de seus alunos – pedagogia visual, desta forma considerar a Libras como caminho para o letramento e construção de conhecimentos, favorecendo a construção conceitual em Libras, e fazendo uso da Libras em diferentes gêneros discursivos.

As formações propostas pela assessoria para implantação e aprofundamento sobre a educação bilíngue para surdos tem o objetivo de proporcionar o aperfeiçoamento do conhecimento e uso de Libras para alunos surdos; professores bilíngues; demais profissionais das unidades escolares; conjunto da comunidade escolar; e familiares. Com a participação também de assessor surdo atuando diretamente nas unidades escolares para aprimoramento do conhecimento e uso da Libras e para colaborar nas discussões e elaboração de estratégias que focalizem a Libras como língua de instrução – Ll e o português escrito como segunda língua – L2 a ser ensinada. As formações igualmente têm o objetivo de intensificação do estudo de produções acadêmicas e discussão de práticas que focalizem o ensino do português como segunda língua visando um letramento adequado por parte dos alunos surdos.

Este é um espaço de pesquisa e compartilhamento de materiais que ajudem Professores Bilíngues, Intérpretes de Libras, Instrutores de Libras, e toda a comunidade escolar a se informar e se formar para atuar em favor da educação bilíngue para surdos.

Fonte: http://portal.sme.prefeitura.sp.gov.br/Main/Noticia/Visualizar/PortalSMESP/Educacao-bilingue-para-surdos–Apresentacao

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *