Ladário-MS

Teve início nesta sexta-feira, 15 de maio, na Escola Francisco Mendes Sampaio, o Projeto Libras, desenvolvido pelo município, por meio da Secretaria de Educação e que irá atender todo o corpo docente e alunos da unidade escolar.

Noticia_20150517-1_ImagemCom duração de seis meses, que corresponde de maio a novembro, o curso que acontecerá todas as sextas-feiras, no período matutino, será ministrado pela professora de Libras Edinéia Lanes.

O nosso principal foco é contribuir para a qualificação do corpo docente , alunos e familiares desse público alvo existente nessa Unidade Escolar. Formando assim uma sociedade justa”, disse Ednéia.

Atualmente, um dos desafios da educação, conforme a pasta é contar com professores qualificados, quanto ao seu papel social e pedagógico em relação aos alunos com necessidades especiais matriculados no ensino regular.

Ao todo, na rede Municipal de Ladário estão matriculados 64 alunos com Necessidades Educacionais Especiais – NEE, sendo desses sete alunos surdos e um com deficiência auditiva. A escolha deste projeto se deu pela Escola Municipal Francisco Mendes Sampaio, concentrar o maior número de alunos surdos matriculados entre as escolas públicas, sendo quatro estudantes.

A LIBRAS , embora reconhecida oficialmente em território nacional, pela Lei Federal n. 10.436/2002, ainda é desconhecida pela imensa maioria da população e continua sendo encarada, equivocadamente, apenas como um conjunto de gestos naturais ou ‘mímica’, utilizada pelos surdos na ausência da oralidade.

Entre o conteúdo programado está, aprender o Alfabeto Manual , numerais ,verbos , cores ,animais , alimentos, objetos escolares e domésticos , partes do corpo , natureza ,estações do ano; Conhecer a cultura surda; Como se comunicar com os surdos através da Língua de Sinais; Promover o diálogo entre ouvintes e surdos; Praticar expressões faciais e corporais em LIBRAS. Músicas em libras.

Por: Da Redação

Fonte: http://perolanews.com.br/noticias/ladario/educacao-de-ladario-leva-para-a-escola-francisco-mendes-sampaio-o-projeto-libras#

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *