Raimundo Marques acompanhou as aulas de um dos alunos com deficiência auditiva da Rede Municipal de Morro da Fumaça

Noticia_20150515-1_ImagemAutor do projeto que visa a inclusão na Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) nas escolas da Rede Municipal de Morro da Fumaça, vereadorRaimundo Marques, o Mundi, acompanhou de perto as aulas de um dos alunos com deficiência auditiva do município. 

Gabriel Mariano Costa, de 10 anos, é aluno da escola Agenor Bortolatto, do Bairro Esperança. Ele divide a turma com os colegas normalmente, porém possui uma professora que o acompanha individualmente. 

O projeto do vereador prevê a inclusão da disciplina nas escolas municipais para que todos os alunos possam aprender e interagir com o colega. “Todas as crianças convivem no mesmo espaço escolar e na sociedade. Mesmo que os alunos com deficiência tenham seus professores, eles acabam ficando isolados por que os colegas não sabem se comunicar”, salientou Mundi. 

Hoje, para atender os três alunos com deficiência auditiva, a Secretaria de Educação possui dois professores. Sabrina de Almeida Henfrain é a responsável por passar os ensinamentos para Gabriel. “Todas as disciplinas repassadas às demais crianças são interpretadas para ele. Na sala ele interage bem com os colegas, mas no recreio, nem todos sabem que ele possui a deficiência, o que dificulta a relação”, explicou a professora. 

Ensinamento para além da escola – A Libras foi reconhecida como segunda língua oficial do Brasil pela Lei nº 10.436 de 2002 e, posteriormente regulamentada por meio de decreto que reconhece como meio legal de comunicação e expressão. Desde então, foi estabelecido que a Libras deve ser inserida como disciplina curricular obrigatória nos cursos de formação de professores para o exercício do magistério, em nível médio e superior, e nos cursos de Fonoaudiologia, de instituições de ensino, públicas e privadas, do sistema federal de ensino e dos sistemas de ensino dos Estados. “É um ensinamento para a vida. As crianças precisam estar preparadas para receber alunos com deficiência e a conviver com eles na sociedade”, disse Mundi. 

O projeto tramita nas comissões do Legislativo e deve ser votado em breve.

Colaboração: Marciano Bortolin/ Assessor de Imprensa

Fonte: http://www.engeplus.com.br/noticia/educacao/2015/vereador-salienta-a-importancia-da-inclusao-de-libras-nas-escolas/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *