Casal está junto há três anos e tem uma filha de 2 anos, em Luziânia, GO.

Eles se conheceram em escola e, no início, se comunicavam por gestos.

O auxiliar de limpeza Israel Afonso Lima, de 35 anos, que tem Síndrome de Down, prova que o amor não tem barreiras. Morador de Luziânia, cidade goiana no Entorno do Distrito Federal, ele estuda a Língua Brasileira de Sinais (Libras) para se comunicar com a esposa, a dona de casa Eliene Afonso Brito, de 36, que é surda e muda.

O casal se conheceu há mais de três anos, durante aulas em uma escola da cidade. De acordo com Israel, as primeiras conversas foram ainda por gestos e mímicas, já que ele não conhecia a linguagem de sinais. “Eu a conheci na escola. Aí pedi ela em namoro, pedi para os pais dela liberarem, mas foi muito difícil. Mas depois de muita conversa, meu sogro liberou o nosso namoro”, conta o auxiliar de limpeza.

Após a aprovação, Israel e Eliene se casaram e tiveram uma filha, que atualmente está com 2 anos. A menina, que não possuiu Down e problemas de audição, também aprende a linguagem de sinais, ensinada pelo pai, para se comunicar com a mãe.

Israel conta que após o casamento começou a frequentar as aulas de Libras após o trabalho. Para Maria Sirlene Ribeiro, professora da linguagem de sinais, a dedicação do auxiliar de limpeza é um exemplo para todos aqueles que são casados com surdos.

Se cada esposo de surdo fizesse igual a ele, seria muito mais fácil de cuidar dos filhos. Ele tem uma filha ouvinte, mas está ensinando ela e, os dois, estão aprendendo juntos”, disse Maria.

Noticia_20150419-1A_Imagem

Noticia_20150419-1B_Imagem

Fonte:http://g1.globo.com/goias/noticia/2015/04/homem-com-down-aprende-libras-para-se-comunicar-com-esposa-surda.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *