Noticia_20140220_2_ImagemPessoas surdas e ouvintes participaram de um evento sobre a Língua Brasileira de Sinais (Libras), na tarde do dia 8 de fevereiro, no Pró-Melhoramentos, no bairro Bauxita, em Ouro Preto. O Encontro foi promovido pela Associação de Surdos de Ouro Preto, a qual está em processo de formação.

Durante o evento, Leandro Santos, que é surdo, proferiu uma palestra sobre a constituição de uma Associação como a que está sendo formada em Ouro Preto. Além disso, foram realizados jogos e recreações em Libras, inclusive com crianças presentes. Moradores de Itabirito, Sete Lagoas e Ponte Nova também compareceram ao importante Encontro.

“Percebi que nós surdos, pais e amigos, vivenciamos as mesmas dificuldades que encontramos na cidade de Ouro Preto, Mariana e Ponte Nova. O encontro foi além do esperado, pois trocamos informação, ideias e estratégias de como diminuir a falta de acessibilidade. Espero que mais pessoas participem, principalmente, os surdos e seus familiares, e também profissionais da educação, saúde e justiça, entre outros”, afirmou o intérprete de Libras, William Silvino da Silva, de Ponte Nova.

De acordo com Marilene, mãe do Samuel, que é surdo, o evento foi muito bom e necessário. “Ao tentar conversar, eu não conseguia entender os surdos. Então me coloquei no lugar deles e me senti como eles se sentem. Imaginei como deve ser ruim se sentir excluído devido às dificuldades na comunicação. Mas, ao mesmo tempo, me senti muito feliz, por ver que eles podem ter uma vida normal como a de todos”, analisou Marilene.

O estudante da Universidade Federal de Ouro Preto (Ufop), Marciano Padula Filho, mais conhecido como Tininho, faz parte da Associação de Surdos de Ouro Preto e foi um dos organizadores do Encontro de Libras na Bauxita. “Apesar das dificuldades de formarmos uma Associação, vamos continuar lutando. E esperamos contar com o apoio da população e dos poderes públicos de Ouro Preto. Isto porque desejamos muito ajudar os surdos da cidade no ensino da Libras e em várias áreas, como na educação e no mercado de trabalho”, analisou Tininho, o qual é surdo, fluente em Libras, e está no 4º período de Física na Ufop.

A previsão é de que, em março, um novo evento sobre a Libras e sobre a questão da acessibilidade para os surdos seja realizado pela ASOP. O objetivo da Associação é auxiliar pessoas surdas de Ouro Preto, além de divulgar a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Com Priscilla Porto
Fonte:http://minutomais.com/ouro-preto/ouro-preto-surdos-e-ouvintes-debatem-acessibilidade-em-encontro-de-libras.html

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *