A secretária de Estado de Educação Macaé Evaristo se encontrou com representantes do Movimento Educação Bilíngue nessa quarta-feira (28-11). Os participantes da reunião trouxeram demandas relacionadas, principalmente, à educação bilíngue e atendimento de alunos surdos na rede estadual.
Segundo a secretária de Estado de Educação, a questão também envolve os educadores. “O movimento trouxe problemas no atendimento desses estudantes matriculados na rede estadual e chamam a atenção para a melhoria na qualificação de professores intérpretes e da importância de se ter professores surdos de referência para o trabalho com os alunos surdos na educação básica”. Outro pedido do grupo é a criação de escolas bilíngues, que atendam os alunos com Português e com a Língua Brasileira de Sinais (Libras).
Outra demanda feita pelos representantes é em relação a um dos editais de concurso, o Seplag/SEE 05/2014, que traz oportunidades para preenchimento de vagas para atuação em escolas especiais e no Atendimento Educacional Especializado em escolas regulares, incluindo o cargo de Professor de Educação Básica – Atendimento Educacional Especializado – Intérprete de Libras. “Uma primeira questão é a revisão do edital. Vamos ver o que é possível alterar no edital já vigente, mas o nosso compromisso é que, se não conseguirmos produzir alterações substantivas nesse, ao desenhar a política de educação bilíngüe no estado e identificando a necessidade de novos profissionais, faríamos concursos específicos”, explica Macaé Evaristo.
Na reunião, já foi firmado o compromisso de um grupo de trabalho que fará o assessoramento no desenvolvimento dessa política de educação bilíngue. Parte dos representantes que participaram da reunião durante a manhã continuou na Cidade Administrativa para discutir o edital do concurso e revisar alguns pontos relacionados à habilitação dos intérpretes de Libras que serão selecionados nesse certame.
Renata de Castro Bello Domingues, orientadora educacional do setor de Libras da Federação Nacional de Educação e Integração dos Surdos (Feneis), faz parte desse grupo que ficou para discutir o edital. Ela faz um balanço positivo desse primeiro encontro e é grande a expectativa para trabalho em conjunto com a Secretaria. “A primeira reunião foi boa, falta o desenrolar dessa discussão. Trouxemos propostas e vamos esperar os retornos. Fico feliz pela receptividade. Estamos na luta há muitos anos e está na hora de vermos os resultados positivos. Esperamos uma oportunidade de uma educação bilíngue com qualidade e de acordo com nossa língua”.
O grupo trouxe para a secretária Macaé Evaristo uma carta com essas e outras demandas do grupo, inclusive o pedido de apoio na abertura de um curso Letras-Libras em Minas Gerais.