São Paulo, 10 de dezembro de 2014

A Serasa Experian foi a vencedora do I Prêmio Melhores Empresas para Trabalhadores com Deficiência, realizado pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e a consultoria i.Social. O anúncio foi feito hoje de manhã, dia 10 de dezembro, pelo Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin, no Palácio dos Bandeirantes.

A Serasa Experian concorreu ao prêmio com cerca de 60 empresas, públicas e privadas, que possuem o Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ) no Estado de São Paulo. A premiação tem como objetivo dar visibilidade às boas práticas relacionadas à inclusão profissional de pessoas com deficiência ao reconhecer e estimular as demais organizações a aperfeiçoarem seus programas de respeito a diversidade humana. A empresa inscreveu suas práticas de inclusão profissional para pessoas com deficiência nos cinco aspectos considerados pelo prêmio: acessibilidade, cultura organizacional, gestão de pessoas com deficiência, protagonismo, recrutamento e seleção.

Recebemos o resultado da premiação com muita satisfação e sentimento de dever cumprido. Há anos a Serasa Experian investe nas melhores práticas de mercado voltadas aos trabalhadores com algum tipo de deficiência. Como empresa cidadã, o tema Diversidade & Inclusão faz parte dos valores e da cultura da empresa, possibilitando um ambiente livre de preconceitos, onde as pessoas são valorizadas e respeitadas em suas particularidades”, diz o diretor de Desenvolvimento Humano da Serasa Experian, Guilherme Cavalieri. “Todas as práticas da empresa resultam numa inclusão verdadeira, com profissionais valorizados e engajados, assim como líderes comprometidos com a inclusão e seguros para contratarem pessoas com qualquer tipo de deficiência”, acrescenta Cavalieri.

Abaixo é possível conferir mais detalhes sobre as práticas que levaram a empresa a vencer o prêmio:

Acessibilidade

As quatro unidades da Serasa Experian em São Paulo possuem acessibilidade. A sede da empresa é certificada pela Fundação Vanzolini por estar em plena conformidade com a NBR 9050. O local conta com rampas, banheiros adaptados, portas e cancelas de passagem adequadas para usuários de cadeira de rodas. No térreo, há o piso “podotátil”, com texturas e relevos diferenciados para pessoas com deficiência visual. Todos os elevadores têm sintetizador de voz.

Desde 2008, a empresa dispõe de um Jardim Sensorial voltado especialmente às pessoas com deficiência visual. O jardim reúne vários tipos de plantas com diferentes cheiros e texturas.

A Serasa Experian também dispõe dos softwares leitores de tela e impressoras que imprimem em braile e alto-relevo com texturas diferenciadas para pessoas com deficiência visual. Além disso, a empresa disponibiliza intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras) para facilitar a comunicação com os surdos em reuniões, treinamentos e palestras.

Cultura Organizacional

A Serasa Experian possui a Política de Não Discriminação e Promoção da Diversidade. Ela Propicia um ambiente de trabalho livre de discriminação e voltado à oferta de oportunidades iguais de trabalho entre os funcionários, prestadores de serviços e parceiros. O normativo também informa o posicionamento da Serasa Experian em relação à promoção da Diversidade & Inclusão, aos programas existentes, regidos ou não pela legislação local, bem como à orientação de condutas não discriminatórias por parte dos seus funcionários. Parte fundamental dessa Política é o Programa de Inclusão, responsável pelas contratações e acompanhamento das pessoas com deficiência.

Gestão de Pessoas com Deficiência

A Serasa Experian acompanha de forma intensa a pessoa com deficiência nos seis primeiros meses de trabalho, contribuindo para sua integração e desenvolvimento profissional. A tutoria e os plantões acontecem de forma ativa e preventiva, incentivando e acelerando o processo de autodesenvolvimento profissional, mitigando riscos de desligamento e contribuindo para o alinhamento da cultura inclusiva e humanista da Serasa Experian. Os resultados são surpreendentes, destacando a Avaliação de Performance, na qual os deficientes possuem desempenho superior à média da empresa.

Protagonismo

Em 2012, no 26º Fórum de Empregabilidade Serasa Experian, que contou com a participação de várias empresas e da Organização Mundial do Trabalho (OIT), nasceu a Rede Empresarial de Inclusão Social. Desde então, cerca de 70 empresas brasileiras se reúnem periodicamente para promover a inclusão de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, por meio do compartilhamento de conhecimentos e identificação de boas práticas, da articulação de contatos, parcerias e projetos para o desenvolvimento de produtos e serviços conjuntos visando a qualificação profissional e a facilitação da contratação e retenção.

Recrutamento & Seleção

Todo processo de recrutamento e seleção que envolve pessoas com deficiências é acompanhado pela área de Diversidade & Inclusão da Serasa Experian, assegurando a conduta correta e a inclusão de acordo com a política da empresa.

Isso garante maior assertividade, retenção e adaptação do novo funcionário na empresa e equipe. O perfil e as atividades do candidato são cuidadosamente avaliados, assim como a adaptação do ambiente e a sensibilização da equipe que receberá o deficiente. Esse processo resulta em baixo turn over e muita confiança dos líderes em absorverem pessoas com deficiência em suas equipes.

Fonte:http://www.jornaldiadia.com.br/news/noticia.php?Id=50293#.VI96BivF-6M

Você também lê esta notícia no site:

http://noticias.serasaexperian.com.br/

Por: Serasa Experian

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *