12/04/2013

Implantação de escola diminuirá preconceito a surdos, diz deficiente.
Escola foi inaugurada nesta sexta-feira, em Porto Velho.

“Me sinto liberta. Como se saísse de anos de escravidão”, diz Indira Stédile na Língua Brasileira de Sinais (Libras) em relação a implantação da Escola Bilíngue Porto Velho. Indira é surda e presidente da Associação de Surdos de Porto Velho (ASPVH). A escola, inaugurada nesta sexta-feira (12), vai abrir matrículas a partir de segunda-feira (15).

Ariana Boaventura, diretora da escola, conversando
na Língua Brasileira de Sinais
(Foto: Ivanete Damasceno/G1)

A escola, segundo Indira, tem uma grande responsabilidade, pois além de incluir alunos com deficiência, vai diminuir o preconceito existente. “A escola vai fazer com que a comunicação entre aluno e professor e entre aluno e família aconteça efetivamente”, afirma a presidente da associação.

Em Porto Velho, há cerca de 600 pessoas surdas, segundo a ASPVH. No entanto, a diretora da instituição, Ariana Boaventura, diz que o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) contabiliza cerca de oito mil pessoas com deficiência auditiva na capital.

riana explica que o diferencial na escola de surdos é que os professores alfabetizam e lecionam para alunos que possuem a deficiência. A instituição terá a grade curricular com as disciplinas exigidas pelo Ministério da Educação (MEC), mas oferecerá a disciplina de Libras.

Outro fator importante, considerado pela diretora, é a capacitação que será oferecida aos familiares do aluno surdo. “Nós faremos cursos que serão abertos à comunidade, mas fora dos cursos, os familiares podem vir até a escola e pedir ajuda para aprender. Esse é o nosso diferencial. Vamos incluir o aluno no lugar em que ele se sinta bem, onde ele goste de estar”, enfatiza Ariana.

A escola
Segundo a Secretaria Municipal de Educação (Semed), a Escola Bilíngue Porto Velho é a primeira de Rondônia e irá funcionar com seis professores bilíngues, três professores surdos e dois intérpretes. A capacidade da escola é de 70 alunos. Destes, cerca de 60 já estão pré-matriculados.

Segundo a diretora, os pais que têm filhos surdos matriculados em escola regular podem fazer a transferência do aluno para a escola especial. Estudantes de outras séries e faculdades também podem procurar a escola para aprenderem o letramento. “O aluno surdo tem dificuldade com a escrita. E nós precisamos reforçar isso”, finaliza Ariana.

Fonte: http://g1.globo.com/ro/rondonia/noticia/2013/04/primeira-escola-para-surdos-de-ro-abre-matriculas-partir-de-segunda.html

http://www.rondoniadireta.com/800/primeira-escola-bilingue-para-surdos-da-regiao-norte-e-inaugurada-em-porto-velho#.UWsVyEqmVlQ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *