Aulas ocorrem no Centro de Florianópolis para pessoas de 15 a 50 anos

Noticia_20140801_ImagemEm Florianópolis, uma parceria da secretaria municipal de Educação com a Associação dos Surdos da Grande Florianópolis está conseguindo alfabetizar pessoas com deficiência auditiva total, com idade entre 15 e 50 anos. As aulas ocorrem no período da tarde na sede da Associação, na rua José Boiteux, 53, no Centro da Capital, onde é ministrado o curso de Educação de Jovens, Adultos e Idosos.

Para a presidente da entidade, Sandra Lúcia Amorim, a iniciativa, na modalidade bilíngue (Libras- Português), é uma oportunidade para que os participantes se apropriem dos conhecimentos por meio da Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, a primeira língua das pessoas surdas.

As aulas ocorrem das 13h às 17h, e o retorno das férias está marcado para o próximo dia 4 de agosto. Segundo Sandra, o desafio é conjugar as necessidades de escolarização desse segmento específico com a política de inclusão da rede municipal de ensino.  Por isso, as turmas bilingues são mistas, destinadas a estudantes surdos e não surdos.

Cabe à Secretaria disponibilizar para o projeto uma pedagoga com conhecimento em Libras, material didático, além de alimentação. Conforme Sônia Carvalho, gerente de Educação Continuada da SME, os surdos buscam na Eja uma referência para solucionar problemas encontrados na vida social.

– Para uma convivência mais justa e igualitária, os alunos precisam ter conhecimento da língua escrita -, afirma.

A gerente de Educação Continuada observa que o papel da Secretaria de Educação é de se empenhar para garantir aos alunos o pleno exercício da cidadania.

– Eles devem ser capazes de compreender os seus direitos e deveres e terem melhor desempenho no mercado de trabalho -, disse.

Fonte:http://www.tudosobrefloripa.com.br/index.php/desc_noticias/curso_da_eja_em_associacaeo_de_surdos_alfabetiza_deficientes_auditivos

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *