Estão abertas as inscrições para o processo seletivo vestibular 2014.2 para o curso de Licenciatura em Letras – Libras, na modalidade presencial, oferecido pela UFPE, no Campus Recife. Os interessados, surdos ou ouvintes, podem se inscrever até as 18 horas do dia 6 de agosto, exclusivamente pelo site da Covest, devendo o candidato indicar a categoria de vagas a que deseja concorrer. São 30 vagas, sendo 22 para surdos e oito para ouvintes. Poderão concorrer às vagas destinadas para Surdos os candidatos que possuem a declaração médica de surdez. As provas serão aplicadas no dia 31 de agosto, no Recife, com duração máxima de cinco horas, das 8h às 13h.

A taxa de inscrição, no valor de R$ 50,00, deve ser paga até o dia 7 de agosto. O Comunicado de Confirmação de Inscrição (CCI) será disponibilizado a partir do dia 28 de agosto.

Serão reservadas, no mínimo, 25% das vagas de cada categoria para os candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escolas públicas. Sendo assim, das 22 vagas para surdos, 16 serão para livre concorrência e seis para cotistas; e oito para ouvintes, sendo quatro para livre concorrência e quatro para cotistas. Poderão concorrer às vagas destinadas para ouvintes os candidatos do público em geral que não se enquadrarem na ação afirmativa para surdos ou que não desejarem dela participar.

Podem concorrer às vagas ofertadas no processo seletivo somente os candidatos que apresentem domínio em Libras e portem certificado de conclusão do Ensino Médio (ou curso equivalente) ou, ainda, candidatos com domínio em Libras que comprovem conclusão do Ensino Médio no ato da matrícula.

PROVAS – Primeiramente, será aplicada a prova objetiva, ou seja, o Teste de Habilidade Específica (THE). Posteriormente, será aplicada a prova discursiva (Redação). A prova objetiva será composta por um caderno com 20 questões objetivas de múltipla escolha disponibilizadas apenas em Libras, sobre conhecimentos específicos acerca da Língua Brasileira de Sinais (Libras). As questões objetivas conterão quatro alternativas, das quais apenas 1 (uma) alternativa será correta, e versarão sobre assuntos previstos no programa da disciplina, conforme o anexo I do edital.

As questões objetivas de conhecimentos específicos sobre Libras serão disponibilizadas exclusivamente em Libras por meio da apresentação de um vídeo, transmitido em duas etapas: a) primeira etapa – cada questão (enunciado e alternativas) será apresentada duas vezes, com intervalo de cinco segundos entre a repetição.

Após a apresentação de cada questão, o candidato terá 15 segundos para marcar a sua resposta no caderno de questões; b) segunda etapa – cada questão (enunciado e alternativas) será apresentada uma vez, com intervalo de cinco segundos. O tempo de cada questão apresentada no vídeo será o mesmo para todos os candidatos. O candidato deverá transcrever, utilizando caneta esferográfica de tinta preta ou azul, as respostas das questões da prova objetiva para a Folha de Respostas, que será o único documento válido para correção eletrônica.

A divulgação da primeira classificação no site ocorrerá a partir do dia 9 de setembro.

Serviço
Inscrições: de 28 deste mês a 6 de agosto
Último dia para pagamento da taxa de inscrição: 07 de agosto de 2014.
Exibição do Comunicado de Confirmação de Inscrição – CCI: a partir de 28 de agosto de 2014.
Aplicação das Provas Objetiva (THE) e Discursiva (Redação): 31 de agosto de 2014.
Divulgação da Primeira Classificação no
site: a partir de 09 de setembro de 2014

Fonte: http://www.ufpe.br/agencia/index.php?option=com_content&view=article&id=50158:ufpe-realiza-vestibular-para-curso-presencial-de-licenciatura-em-letras-libras-&catid=64&Itemid=72

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *