Por Alessandra Xavier

Noticia_20140629-1_ImagemO curso de Língua Brasileira de Sinais (Libras), realizado pelo Tribunal Regional do Trabalho da 15ª Região, encerrou-se nesta sexta-feira (27/6). Ministrado pelo professor Maurício José Gut e promovido pela Seção de Capacitação de Servidores, o curso teve início em abril e contou com cerca de 30 participantes que atuam em unidades do Regional de Campinas e região. A cerimônia de encerramento, que contou com a presença do secretário de Gestão de Pessoas, Gustavo Fachim, foi marcada pela apresentação proporcionada pelos formandos, que interpretaram as canções “Tristeza”, de Beth Carvalho, e “Trem das onze”, de Adoniran Barbosa, na Língua Brasileira de Sinais (Libras), após a entrega dos certificados de conclusão da atividade de capacitação.

Com a iniciativa, o TRT-15 cumpre a Resolução Administrativa nº 64, de 2010, do Conselho Superior da Justiça do Trabalho (CSJT), que especifica que cada Tribunal deve capacitar até 5% do quadro efetivo para prestar atendimento a pessoas surdas. De acordo com a resolução, deve haver ao menos um servidor habilitado nas secretarias da Sede do Tribunal e, no mínimo, um servidor para cada grupo de dez varas do trabalho (VTs) da mesma localidade ou mesma região econômica. Os servidores capacitados para atendimento em Libras deverão participar de cursos de reciclagem, no máximo, a cada dois anos.

O objetivo da atividade de formação foi tornar os servidores aptos à construção de vocabulário visual-gestual, de forma a conhecer as necessidades especiais dos surdos, bem como favorecer o processo de inclusão de possíveis

funcionários surdos. Assim, haverá inclusão social e viabilização e ampliação do acesso à Justiça.

Noticia_20140629-2_Imagem

As aulas contaram também com a participação da instrutora Mônica Azevedo do Amaral, proficiente no ensino de Libras pelo MEC, e que também é surda. Os principais temas abordados no curso foram: libras e inclusão/lei das cotas, a linguagem e a surdez, aspectos inerentes da inclusão do funcionário surdo, estrutura linguística de Libras, construção do vocabulário visual-gestual/conhecimento léxico, elaboração e análise de diferentes tipos de textos e expressões usadas no cotidiano da empresa e atendimento ao público.

Gut é fisioterapeuta, pós graduado em Libras e Educação de Surdos pela Instituição Unibem, Santa Catarina. Atualmente é professor de pós-graduação em Libras pelas instituições Atualize/Unibem-SC e Faculdade de Jaguariúna. O fisioterapeuta também é responsável pelos cursos de Libras do Centro de Desenvolvimento Humano-Tiquira, em Campinas, e instrutor responsável pelos funcionários da Associação de Pais e Amigos dos Surdos de Campinas (APASCAMP). Além de ter sido professor das edições de 2011 e 2012 do curso de Libras da 15ª Região, Gut é tradutor em Libras das sessões ordinárias da Câmara Municipal de Campinas, nas reuniões transmitidas ao vivo na televisão.

Perfil

O evento foi elogiado pelos participantes, que afirmaram ter sido uma grande oportunidade para aprender algo novo. Os servidores estão na expectativa de uma continuidade do curso para que o aprendizado se aprimore e para que eles não percam o contato com a língua.

Rita de Cássia, servidora de Sumaré, foi uma das participantes e afirmou estar muito contente com a realização do curso. “Todo conhecimento é bem vindo, ainda mais podendo ajudar o próximo”. Além disso, Rita afirmou que este foi um dos melhores cursos que já fez, por causa do aprendizado que adquiriu e da convivência que teve.

Solange Trajano Ribeiro, servidora de Itanhaém, ficou sabendo do curso pelo seu chefe, que a indicou para participar. Mesmo tendo a distância como um obstáculo, a servidora “topou” e se surpreendeu. “Foi além das minhas expectativas. Aprender uma língua nova com o intuito de ajudar os outros é de grande valia”

Para Ronise Fincato de Oliveira Tavares, servidora de Capivari, “o curso prepara as pessoas para ajudar alguém com deficiência auditiva”. A servidora também afirmou que é necessário praticar mais a língua para poder ficar mais fluente.

Noticia_20140629-3_ImagemFonte: http://portal.trt15.jus.br/mais-noticias/-/asset_publisher/VlG0/content/id/2022389

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *