28/12/ 2012

Inclusão social é o principal propósito da Central de Intérpretes de Libras de Brasília, vinculada à Subsecretaria de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Subdef) da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF). Com cinco intérpretes, um assessor surdo, um auxiliar administrativo com conhecimentos básicos em Libras (Língua Brasileira dos Sinais – reconhecida pela Lei nº 10.436 de 2002) e um gerente que também é intérprete, a Central funciona na estação do Metrô da 114 Sul, mais conhecida como Praça do Cidadão.
Na Central, o surdo pode requerer acompanhamento de um intérprete de Libras em locais como bancos, fóruns, delegacias, hospitais, universidades, delegacias, consultórios médicos, reuniões, palestras, entre outros. Os intérpretes da Central também fazem, quando solicitados, a mediação da comunidade surda com os órgãos públicos e concessionárias de serviços públicos do DF, sempre através da Libras.
No Distrito Federal, segundo dados do último Censo Demográfico realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), em 2010, existem mais de 82 mil pessoas com deficiência auditiva no DF.
Para receber atendimento, é preciso agendá-lo pela internet (msn: gecil.gdf@hotmail.comEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. -mediação por webcam através da Língua de Sinais; pelo e-mail: gdf.cil@gmail.comEste endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , nas redes sociais da Central de Intérpretes de Libras do GDF, pelos telefones 2104-1185 e 9298-7750 – mensagens; ou pessoalmente na Praça do Cidadão). O gerente da Central de Intérpretes de Libras do Governo do Distrito Federal (GDF), Alexandre Ferreira de Castro, explica que os agendamentos devem ser feitos com, no mínimo, dois dias de antecedência, salvo em casos de emergência, para que seja feita a distribuição na escala dos intérpretes e acompanhamento do carro do GDF que faz o transporte do intérprete e o solicitante até o local de atendimento.

Funcionamento
A Gerência da Central de Intérpretes de Libras do Governo do Distrito Federal funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A média é de 36 atendimentos por dia, entre externos e internos. De acordo com Alexandre Castro, a demanda é ainda maior. Por isso, há um projeto de descentralização da Central de Intérpretes de Libras do GDF, para abertura de filiais em cinco regiões com maior demanda de atendimentos, bem como a implantação de tecnologia de intermediação por vídeo. Em segundo plano está a ampliação de atendimento para sábados e domingos e atendimentos 24 horas.

Autonomia
Graças ao auxílio dos intérpretes da Central de Libras, Priscila Borges, 22 anos, ganhou mais autonomia e hoje necessita menos da ajuda de familiares. Sempre que precisa, ela recorre à Praça do Cidadão. Para levar os documentos necessários para fazer sua inscrição no programa Morar Bem, do Governo do Distrito Federal, foi acompanhada da intérprete Alessandra Maysa. Segundo Priscila, a presença do profissional facilita muito sua vida. “Nos sentimos mais seguros. Muitas vezes, tentamos, tentamos e as pessoas não conseguem entender o que queremos dizer”, confessa, com o auxílio da intérprete. “Sempre que vou ao médico, solicito ajuda também”, destaca.
Alessandra Maysa trabalha na Central de Intérpretes de Libras desde 2010. Atende uma média de 10 pessoas/dia. Especialista em Libras, começou a aprender a Língua de Sinais quando estudou em uma escola que tinha salas especiais. “É um trabalho muito gratificante: ajudar os outros. Você sai de casa feliz”, confessa.
Valdete Rodrigues é servidora da Secretaria de Habitação e trabalha no núcleo de inscrições para programas habitacionais na Praça do Cidadão. Diz que atende uma média de 20 deficientes por dia. “Eles são muito inteligentes, querem saber dos detalhes. Se não fossem os intérpretes, ficaria complicado para nós estabelecer a comunicação”, frisa.

Fonte: http://www.sejus.df.gov.br/component/k2/item/2056-inclus%C3%A3o-social-na-central-de-int%C3%A9rpretes-de-libras-de-bras%C3%ADlia.html

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