Noticia_20140608_ImagemO deputado Mauro Rubem (PT-GO) promoveu na última quinta-feira (05), em parceria com o Fórum Estadual em Defesa da Escola Bilíngue Libras/Português Escrito de Goiás, o seminário “Bilíngue para os Surdos”, cujo objetivo foi discutir sobre os problemas relacionados à educação das pessoas surdas no Brasil e debater as diretrizes e parâmetros para o desenvolvimento de políticas públicas de educação inclusiva para os alunos surdos.

Segundo o parlamentar, após contato com o Fórum Estadual em Defesa da Escola Bilíngue Libras/Português Escrito de Goiás, entidade representativa da comunidade surda goiana, ele apresentou, em sessão plenária, no final do mês de maio, um Projeto de Lei visando estabelecer políticas públicas voltadas para a educação bilíngue – libras e português escrito – no âmbito da rede estadual de educação de Goiás.

Segundo Mauro Rubem, o projeto propõe a utilização da Língua Brasileira de Sinais (Libras), como primeira língua, e da Língua Portuguesa Escrita, como segunda língua, sendo a libras a língua de comunicação e de instrução das atividades escolares para o ensino de todas as disciplinas curriculares. “Destacamos a importância desta ação, já que a comunidade surda reivindica melhorias para o ensino visto que as políticas linguísticas vigentes não contemplam as necessidades desses alunos na rede pública de ensino”, ressaltou.

De acordo com a representante do Fórum Estadual em Defesa da Escola Bilíngue Libras/Português Escrito de Goiás, Flaviane Reis, são necessárias ações emergências do poder público e da sociedade civil para que, de fato, os surdos possam exercer seus direitos de cidadãos brasileiros enquanto sujeitos que possuem uma língua, uma cultura e uma identidade própria.

“As ações devem garantir que a Libras seja a língua de instrução dos estudantes surdos, por meio de professores bilíngues fluentes na Libras, prioritariamente surdos e, sobretudo propiciar às crianças surdas no período da educação infantil interações na Libras e contato com a escrita da Libras e da Língua Portuguesa de forma lúdica e criativa, como forma de consolidar a relação com a escrita e garantir a continuidade dos estudos na educação básica e superior”, pontuou Flaviane Reis.

Nessa perspectiva, o deputado se colocou à disposição do Fórum e ressaltou seu compromisso para a aprovação desse PL. “Entendo a importância e necessidade da sanção dessa Lei, visto que assim como os direitos de todos os outros cidadãos, as pessoas surdas tem direito à educação de qualidade, que atenda e respeite suas limitações”, finalizou.

Fonte: http://maurorubem.com.br/durante-seminario-mauro-rubem-defende-politicas-de-educacao-inclusiva-para-alunos-surdos/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *