Projeto de Lei foi aprovado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina nessa terça-feira

Noticia_20140508_ImagemValorizar a Língua Brasileira de Sinais (Libras), oportunizando uma data no calendário estadual para eternizar este meio que contribui com a identidade surda, garantindo a inclusão e o reconhecimento da cultura. Este é o objetivo do Projeto de Lei 0472.7/2013, que institui o Dia Estadual de Conscientização da Língua Brasileira de Sinais a ser comemorado no dia 24 de abril. O projeto foi aprovado na Assembleia Legislativa de Santa Catarina nessa terça-feira. Conforme o deputado estadual, José Nei Ascari (PSD), autor da proposta e presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, a utilização de libras deve ser cada vez mais popularizada e incentivada, não apenas nas instituições escolares, mas também na sociedade.

O Projeto de Lei atende a uma reivindicação do Instituto Joinvilense de Assistência ao Surdo (IJAS), entidade que atende aproximadamente 450 surdos da região de Joinville. “Com a aprovação da Lei de Libras, os integrantes da comunidade surda terão o reconhecimento dos seus direitos, pois a data representa a conquista da liberdade de expressão gesto-visual de todos os surdos”, salientou o deputado. O Dia Estadual de Conscientização da Língua Brasileira de Sinais foi contemplado com o dia 24 de abril, acompanhando o Dia Nacional.

Sessões com tradução em Libras – Por iniciativa da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, desde setembro do ano passado, todas as sessões ordinárias da Assembleia Legislativa de Santa Catarina transmitidas pela TVAL, a TV do Parlamento catarinense, recebem a tradução para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Colaboração: Franciela Lima/Comunicação José Nei Ascar

http://www.engeplus.com.br/noticia/geral/2014/dia-estadual-de-conscientizacao-de-libras-e-instituido-em-projeto/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *