Noticia_20140501_ImagemA Tribuna Livre da Câmara Municipal de Aracaju (CMA) desta terça-feira, 29/4, trouxe o tema “Educação nacional para surdos”. A explanação do assunto partiu da iniciativa da vereadora Lucimara Passos que convidou o presidente da Associação de intérprete de Sergipe, Genivaldo Oliveira para falar sobre o assunto.

IMG 1499Genivaldo explicou que a Língua brasileira de sinais, mais conhecida como Libras foi aceita pelos surdos brasileiros, possui toda estrutura lexical, portanto não são só gestos e sim uma língua. A educação do surdo divide-se em três vertentes, oralismo, comunicação total e bilinguilsmo. Sendo que as duas primeiras entraram em desuso.

“O papel do professor é facilitar o conhecimento dos alunos na sala de aula, sendo assim, ele precisa conhecer a língua de sinais para auxiliar os estudantes surdos”, disse acrescentando que a comunicação na sala de aula deve acontecer espontaneamente.

A professora de Libras da Apada, Liana Maynard é surda de nascimento e contou através da interlocução do aprendiz da língua de sinais, Anderson Muniz como é difícil conviver com a falta de intérpretes na cidade. Liana disse que sofria muito na escola, quando pequena, pela falta de professores que soubessem a língua de sinais.

Ainda sobre a falta de profissionais que saibam se comunicar em Libras, Liana afirmou que já teve problemas ao fazer uma visita ao Projeto Tamar, ao ir ao cinema e teatro e por muitas vezes não conseguiu entender o cardápio de bares e restaurantes.

Vereadores

A vereadora Lucimara Passos agradeceu a presença dos convidados e destacou a importância desses momentos na Casa. “Abre um novo universo para a gente parlamentar. Temos que nos atentar para essas questões, como colocar fotos das comidas nos cardápios“, frisou.

Já Dr. Agnaldo, aprovou essa interação na CMA, pois sabe que muitos nunca tiveram a oportunidade de entrar em contato com essa linguagem. Também atento a discussão, o vereador Iran Barbosa afirmou que esse tipo de debate qualifica os parlamentares como representante do povo.

Lucas Aribé parabenizou Eliana Maynard por ter vindo até a Câmara. “Conheço Liana desde criança e considero sua mãe, Lígia Maynard como uma avó. Faz um bom trabalho na Apada”, frisou. Lucas aproveitou para reclamar que ainda falta intérpretes nas salas de aula e que os surdos sentem dificuldade de se comunicar por causa disso.

Preocupado com essa situação dos surdos, o pastor Roberto Morais disse que os organizadores da Copa tem que se atentar para a presença de intérpretes nos estádios para facilitar a comunicação dos surdos.

Por fim, Emmanuel Nascimento falou que encontros como esse fortalecem o Poder Legislativo Municipal.

Da CMA

Fotos: Acrisio Siqueira

Fonte: http://www.universopolitico.com/27150/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *