A Língua Brasileira de Sinais (Libras) passou por muitos desafios até ser oficialmente reconhecida e aceita como segunda língua oficial brasileira em 2002

Noticia_20140411D_ImagemFoi oficializada como disciplina curricular, recebeu a estrutura de língua natural, com complexidades próprias e comunicação eficaz, e seu reconhecimento resultou na regulamentação da profissão de Tradutor/Interprete de Libras como atividade legal e necessária.

Em comemoração aos seus 12 anos, os projetos de extensão Diálogos de Inclusão e MedCine, do Núcleo de Apoio Psicopedagógico aos Estudantes de Medicina (Napem/UFMG) promoverão no dia 24 de abril o evento Libras com Arte. A atividade será realizada no campus Saúde, de 12 às 21h, com o objetivo de provocar reflexões sobre a necessidade urgente do debate e do uso da libras no cotidiano, em especial na área de saúde.

O evento contará com exibição de filmes, painéis informativos, debates e oficinas em que os participantes terão a oportunidade de aprender a usar a linguagem gestual. O público poderá conferir ainda apresentações de música, dança, teatro e exposições de desenhos, entre outras atrações. Todas as atividades são abertas ao público, com inscrições apenas para as oficinas no dia e local do evento.

A programação completa pode ser consultada no site do Diálogos de Inclusão. Mais informações pelo telefone 3409-3956.

Fonte: Universidade Federal de Minas Gerais

http://www.cbnfoz.com.br/editorial/educac%C3%A3o/ufmg/11042014-122002-ufmg-campus-saude-sediara-evento-que-pretende-estimular-uso-da-libras-no-cotidiano

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *