Publicado em 06/11/2012 às 16:27 Estão abertas até 5 de dezembro de 2012 as inscrições para o exame nacional para certificação de proficiência no uso e no ensino de língua brasileira de sinais (Libras) e para certificação de proficiência na tradução e interpretação da libras-português-libras (Prolibras), que certificará pessoas surdas ou ouvintes fluentes, com ensino superior ou ensino médio completo.

A certificação é organizada pelo Instituto Nacional de Educação de Surdos (INES), em parceria com a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio da Comissão Permanente do Vestibular (Coperve).

Os certificados obtidos pelo Prolibras asseguram a competência no uso e no ensino de libras ou na tradução e interpretação da língua, e são aceitos por instituições de educação superior ou básica. As provas serão realizadas nos dias 3 de março de 2013.

Para participar do exame, é necessário acessar a página do Prolibras  na internet, preencher o formulário de inscrição, imprimir o comprovante de requerimento de inscrição e o boleto bancário no valor de R$ 40,00, e pagá-lo até o dia 6 de dezembro de 2012.

O Prolibras será aplicado em instituições de ensino dos seguintes municípios: Belém(PA),  Belo Horizonte(MG), Boa Vista (RR), Brasília (DF), Campo Grande(MS), Cuiabá(MT), Curitiba(PR), Dourados (MS), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia(GO), Itabuna(BA), João Pessoa(PB), Macapá(AP), Maceió(AL), Manaus(AM), Maringá(PR), Natal(RN), Palmas(TO), Porto Alegre(RS), Porto Velho(RO), Recife(PE), Rio Branco(AC), Rio de Janeiro(RJ), Salvador(BA), Santa Maria(RS), Santarém(PA), São Carlos(SP), São Cristovão(SE), São Luís(MA), São Paulo(SP), Teresina(PI), Uberlândia(MG), Vitória(ES) e Volta Redonda(RJ). Ao se inscrever, o participante deve optar por um desses municípios.

O Prolibras será realizado em duas etapas: uma prova objetiva e uma prova prática. A primeira é composta por 20 questões de múltipla escolha sobre a compreensão da linguagem de Libras, e ocorrerá às 14h (horário de Brasília) do dia 3 de março, com duração de duas horas. O portão de acesso estará aberto a partir das 13h e será fechado às13h45min. Os participantes com pontuação igual ou superior a 12 pontos na prova objetiva, em uma escala de zero a 20, estarão habilitados a participar da última etapa do processo, a prova prática. O resultado da prova objetiva e o cronograma para realização da prova prática serão divulgados no dia 5 de março.

Mais informações:

Site do Prolibras: http://www.prolibras.ufsc.br/

Edital do Prolibras: http://www.prolibras.ufsc.br/edital/PROLIBRAS_Edital_DOU_20121030.pdf

Coperve UFSC: (48) 3721-9200 e coperve@coperve.ufsc.br

Fonte: http://noticias.ufsc.br/2012/11/06/inscricoes-abertas-para-prova-de-certificacao-em-libras/

One thought on “Inscrições abertas para prova de certificação em Libras”
  1. Exmos. Senhores,Sendo impossedvel estar fnsecamiite presente acompanhei os trabalhos via Internet.Contudo perdi a apresentae7e3o dos professores Marcos Wachowicz (que tive o prazer de escutar no pos-graduado em Propriedade Intelectual em Lisboa) e Oliveira Ascense3o. He1 alguma forma de os poder visionar ?GratoAlmeida e Paiva

  2. Exmos. Senhores,Sendo impossedvel estar fnsecamiite presente acompanhei os trabalhos via Internet.Contudo perdi a apresentae7e3o dos professores Marcos Wachowicz (que tive o prazer de escutar no pos-graduado em Propriedade Intelectual em Lisboa) e Oliveira Ascense3o. He1 alguma forma de os poder visionar ?GratoAlmeida e Paiva

  3. Exmos. Senhores,Sendo impossedvel estar fnsecamiite presente acompanhei os trabalhos via Internet.Contudo perdi a apresentae7e3o dos professores Marcos Wachowicz (que tive o prazer de escutar no pos-graduado em Propriedade Intelectual em Lisboa) e Oliveira Ascense3o. He1 alguma forma de os poder visionar ?GratoAlmeida e Paiva

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *