Noticia_20140321_3_ImagemObjetivo é promover interação de estudantes e professores e ressaltar importância da educação na vida das pessoas com surdez

A Secretaria de Estado da Educação (Seduc), por meio do Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e Atendimento a Pessoas com Surdez (CAS), realiza neste sábado, 22 de março, no auditório do Colégio Claretiano, na capital, o I Encontro Goiano de Surdos. O evento é dirigido a estudantes surdos, intérpretes e instrutores de Língua Brasileira de Sinais (Libras), professores de apoio à inclusão, familiares e pessoas da comunidade que tenham interesse em participar das discussões sobre a educação de surdos no estado e no país e a importância da educação, da Libras e dos esportes para a vida das pessoas com surdez.

O encontro será realizado de 8h a 17h de sábado e as inscrições podem ser feitas gratuitamente no blog do CAS –cascursolibrasgoias.blogspot.com.br. Depois de preenchida, a ficha deve ser enviada para o e-mail casgoiania@gmail.com. Quem não conseguir efetivar a inscrição antecipadamente, pode se inscrever no local do evento, até o momento da abertura, marcada para as 8h. Qualquer aluno com idade a partir de 15 anos pode se inscrever. Um dos intuitos dos organizadores é reunir em Goiânia o máximo possível de estudantes surdos de todo o estado, das redes municipais, estadual, federal e privada. O Claretiano fica na Avenida Paranaíba, nº 374, Setor Central, em Goiânia.

Programação – Para fazer a palestra de abertura, com o tema “História da Educação dos Surdos no Brasil e em Goiás”, foi convidado o professor surdo Edson Franco Gomes, do Sistema Educacional Chaplin. Em seguida, os participantes terão uma Roda de Conversa que terá como mediadora a professora Vanessa Santos da Costa, intérprete de Libras do CAS, única ouvinte entre os participantes da mesa. Da roda de conversa participam a pedagoga e professora do CAS Cleidiane Alves da Silva; a odontóloga Cristiane Siqueira Pereira; e a pedagoga Andréia Cristina Lima, também do CAS.

Após o intervalo do almoço, as atividades serão retomadas às 13h, com um painel sobre o tema: “Orientações referentes à vida acadêmica e profissional”, com as professoras de Libras da UFG, Núbia Guimarães Faria e Thaís Fleury Avelar. Uma segunda Roda de Conversa foi programada para as 15h30, com a mediação de Vanessa Santos. Participam a professora de AEE do CAS, Patrícia Santana de Assis; a professora do CAS Ligiana Souza de Araújo, que está cursando Pedagogia na Padrão; o professor de Libras do CAS, Dhémmy Tarllyson Santos Silva, que é estudante de Engenharia da Computação na Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-GO); e o professor do CAS, Quinzzuca Ferreira de Carvalho.

Às 15h45, terá início a palestra do professor Marcos Vinícius Calixto, presidente da Associação Goiana de Surdos, que falará sobre o tema “O esporte como ferramenta de incentivo à educação”. O encerramento está programado para as 17h.

Atendimento – Conforme os dados do Censo Escolar 2012, as escolas da rede pública estadual atendem em todo o estado de Goiás 187 estudantes com surdez e 5 estudantes que são surdos e cegos. Além desses, a rede estadual faz o atendimento, ainda, de outros 759 alunos que apresentam deficiência auditiva em maior ou menor grau. Para o atendimento desses alunos em sala de aula ou em atividades nas salas de Atenção Educacional Especializada (AEE), a Secretaria de Estado da Educação mantém um quadro de 149 instrutores e tradutores intérpretes da Língua Brasileira de Sinais (Libras). As formações desses profissionais e o apoio às escolas e também aos familiares dos estudantes surdos são feitos pela Seduc por meio da Gerência de Ensino Especial e, particularmente, pelo Centro de Capacitação de Profissionais de Educação e Atendimento a Pessoas com Surdez (CAS).

Gerência de Benefícios ao Servidor

Gabinete de Gestão de Benefícios ao Servidor e Relações Sindicais

Fonte:http://www.projetos.goias.gov.br/portaldoservidor2/post/ver/174852/educacao-realiza-i-encontro-goiano-de-surdos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *