VALONGO – No próximo dia 21 de Março o restaurante Pasta Fresca e Pizza Di Sérgio Crivelli assinala o dia internacional da Trissomia 21 com uma iniciativa inédita em todo o país.

Durante o dia, em que se apela à integração social dos portadores de Síndrome de Down, o restaurante convida crianças e adolescentes com trissomia 21, a entrarem no mundo da gastronomia e serem os chefs de cozinha por um dia.

A partir das 11H00 do dia 21, as recentes contratações do restaurante Di Sérgio Crivelli entrarão na cozinha e começarão a preparar o almoço. Antes, pelas 9h00, os Chefs 21, vão ter um workshop de cozinha italiana e depois passarão à execução dos pratos para os clientes do período do almoço.

Noticia_2014-03-15_ImagemDia Internacional da Trissomia 21: Almoços servidos por adolescentes com Síndrome de Down

Apelando à integração na sociedade dos portadores desta doença e defendo a colocação dos portadores de trissomia 21 no mercado de trabalho, o restaurante Di Sérgio Crivelli entrega a sala de refeições aos adolescentes com Síndrome de Down.

Para Sérgio Crivelli, o proprietário do restaurante italiano, a iniciativa pretende agitar consciências e acabar com preconceitos associados aos portadores desta doença. “ É uma boa oportunidade para as pessoas perceberem que estas pessoas são autónomas no seu dia-a-dia e que conseguem fazer atividades como confecionar a sua própria refeição. Vamos surpreender os nossos clientes”, afirma.

Recorde-se que a incidência em Portugal é de 100 a 120 nascimentos por ano e prevê-se que existam 15 mil portadores a nível nacional. A trissomia 21, também conhecida como Síndrome de Down, é uma doença provocada por um cromossoma a mais no par 21. A anomalia genética faz com que os bebés nasçam com características físicas específicas, sendo a perturbação do desenvolvimento intelectual um dos problemas. Ainda não é conhecida a causa da doença, pelo que qualquer casal pode ter um bebé com trissomia 21. O Dia Internacional da Síndrome de Down foi proposto pela Down Syndrome International, sendo comemorado todos os anos desde o ano 2006.

A iniciativa decorre em parceria com o Núcleo do Norte dos Pais 21, que no dia 22 de Março, realizam o IV encontro nacional de famílias de pessoas com trissomia 21, em Ermesinde.

Fonte:http://local.pt/portugal/norte/dia-internacional-da-trissomia-21-criancas-com-sindrome-de-down-sao-chefs-de-cozinha-e-empregados-de-mesa-por-um-dia/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *