19/10/2012

O estudante surdo Rodrigo Guedes, que estuda história na PUC-GO, e está sem intérprete desde setembro

Após protestos de estudantes, a PUC-GO (Pontifícia Universidade Católica de Goiás) contratou uma intérprete de Libras (Língua Brasileira de Sinais) para auxiliar o estudante Rodrigo Guedes, 21, do 4º ano do curso de história, período noturno, que é deficiente auditivo. O trabalho da intérprete na sala de aula foi retomado ontem (18).

Segundo a assessoria de imprensa da PUC-GO, atualmente, na universidade há nove alunos com deficiência auditiva e quatro intérpretes. Sendo que todos estariam sendo atendidos por intérpretes.

A contratação da profissional para atender o estudante Rodrigo Guedes ocorreu dois dias após uma mobilização de um grupo de 60 alunos na porta da secretaria dos cursos de história, geografia e ciências sociais da PUC-GO. Rodrigo ficou 30 dias sem acompanhamento profissional.

Por telefone, a assessoria informou que o período que o estudante ficou sem intérprete, desde o dia 29 de setembro, será reposto com novas aulas.

Além dos protestos pela contratação de intérpretes, os estudantes começaram a recolher assinaturas para solicitar a melhoria da estrutura dos prédios no quesito acessibilidade. “Ainda há falhas que impedem a locomoção, como o elevador que nem sempre funciona, e também a falta de profissionais para atender esses alunos”, reclama Rosemeire Vaz, 28, que também cursa história.

Rodrigo afirmou que tem esperança de que com este movimento a PUC-GO preste mais atenção nas questões relacionadas aos portadores de necessidades especiais e não foque somente na contratação de intérpretes.

Fonte:http://educacao.uol.com.br/noticias/2012/10/19/apos-protestos-puc-go-contrata-interprete-de-libras-para-estudante-com-deficiencia-auditiva.htm

By socepel

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *