Está tudo pronto para o início do período letivo de 2020 da rede municipal de Educação de Timon. Na próxima segunda-feira (17) cerca de 32 mil alunos voltam à sala de aula nas 160 escolas da rede.

Para o ano de 2020, o calendário escolar garante os 200 dias letivos exigidos pela Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (9394/96). Desta forma, no primeiro semestre as aulas acontecerão do dia 17 de fevereiro até o dia 17 de julho. Já no segundo semestre, as aulas serão realizadas de 30 de julho até 24 de dezembro.  É a partir dessas datas que as unidades de ensino, de forma autônoma, organizam o próprio calendário pedagógico e de atividades.

Outro direito garantindo pela Secretaria Municipal de Educação de Timon é o fornecimento da merenda escolar. São quase 40 mil refeições servidas todos os dias. Além disso, quase 30 mil alunos da rede estudam em salas de aula climatizadas, tanto na zona urbana quanto na rural.

“A missão da Secretaria Municipal de Educação continua sendo a melhoria da qualidade do ensino e da aprendizagem, o que envolve tanto a qualidade dos prédios em que as aulas são realizadas quanto o fornecimento da merenda escolar e a qualificação dos gestores e professores da rede”, afirma a secretária municipal de Educação, Dinair Veloso.

Dentre as novidades para este ano, existe a primeira escola bilíngue para a inserção da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). É a EMEF Urbano Martins (Parque Piauí) que está ofertando 25 vagas para alunos do 3º ao 8º ano do ensino Fundamental no turno da tarde. Outra novidade foi a adesão do 1º ano do ensino Fundamental no programa Educar pra Valer, que foi implementado no ano passado na rede municipal de Timon para o 2º e o 5º do ensino Fundamental.

“Desde a sua primeira gestão, o prefeito Luciano Leitoa colocou a educação como prioridade de sua gestão e tem investindo de forma continua na melhoria da infraestrutura das escolas e em ações voltadas para o ensino/aprendizado, focando na alfabetização na idade e certa e na melhoria dos indicadores de Timon”, ressalta Dinair Veloso. Em Timon, são 552 salas de aula climatizadas, 100% das escolas da rede reformadas, 25 escolas ampliadas, sete escolas construídas, além de nove creches construídas e quatro reformadas. Tudo para que os alunos da rede municipal tenham um espaço adequado para assistir as aulas de modo que o foco seja apenas no seu aprendizado.

Fonte:http://timon.ma.gov.br/site/?p=296414

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *