Vídeos postados no YouTube passam das 100 mil visualizações.

Tutoriais têm legendadas em português, inglês, além da língua de sinais.

Larissa Jorge, moradora de Imbituba, no Sul de Santa Catarina, é surda desde bebê, mas a limitação não impede que a jovem corra atrás dos sonhos. Com tutorais de maquiagem na internet que passam de 100 mil visualizações, a catarinense de 22 anos posta vídeos com legendadas em português, inglês e Libras, a língua brasileira de sinais, no canal ‘Brilho de Diva’. A reportagem exibida neste sábado (8), Dia Internacional da Mulher, no Jornal do Almoço foi toda legendada em Libras, a pedido de Larissa.

Desde os oito meses de idade o mundo da Larissa é silencioso. Quando era bebê, ela teve uma infecção e os medicamentos causaram a surdez. Segundo a jovem, a comunicação com o mundo nem sempre foi fácil, mas com a ajuda da tecnologia, a estudante consegue se fazer entender, além de ajudar outras pessoas com o mesmo problema.

Apaixonada por maquiagem, ela diz que ficava horas em frente ao computador para conseguir copiar os looks, já que ninguém usava legendas e muito menos explicava em Libras. Assim surgiu a vontade de criar um blog e fazer vídeos para a internet há cerca de um ano.

Noticia_20140309_ImagemEla falou que lembra que quando colocou o primeiro vídeo no YouTube, ela ficou muito nervosa e preocupada porque não sabia o que ia acontecer”, diz o intérprete Eduardo. Os vídeos publicados na rede já somam mais de 100 mil visualizações.

Outras atividades

Larissa também faz faculdade de Ciências Contábeis e ajuda os pais na loja de artigos fotográficos da família. “Durante toda a trajetória de vida da Larissa, o que a gente buscou foi prepará-la para o mundo para que ela pudesse viver em sociedade, vencer os desafios”, afirma a mãe Luciane Pamato Jorge.

 

Namorando há quatro anos com Gustavo da Silva Raquel, ele conta que a comunicação no início do relacionamento foi um desafio. “Para a gente se entender era só escrevendo no celular, ela me mostrava e eu respondia pelo celular. Aos poucos eu fui aprendendo o alfabeto, ia soletrando e conseguia formar algumas palavras. Aí fomos estabelecendo um diálogo, se entendendo”.

Fonte:

(veja o vídeo neste link)

http://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2014/03/jovem-surda-cria-tutorais-de-maquiagem-em-libras.html

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *