Os atendimentos irão acontecer de forma presencial e virtual com informações sobre serviços públicos.

Manaus – A Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (Seped) inaugurará, em março de 2014, a primeira Central de Interpretação de Libras no Estado (CIL-AM) para atender a comunidade surda da Região Metropolitana de Manaus. As informações foram divulgadas, nessa quarta-feira (12), pela Agência de Comunicação do Amazonas.

A Central, que recebeu financiamento do Governo Federal, através da Secretaria Nacional de Promoção dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SNDP), tem como objetivo disponibilizar atendimento especializado às pessoas surdas através dos serviços de tradução e interpretação da Língua Brasileira de Sinais (Libras), facilitar e proporcionar o acesso dessas pessoas nos serviços públicos para esclarecer as informações desejadas, além de ampliar a comunicação e interação entre surdos e ouvintes, reforçada pela Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência.

Os atendimentos irão acontecer de forma presencial com informações sobre serviços públicos agendados; e virtual, com informações sobre serviços públicos por meio de imagem em tempo real, utilizando recursos disponíveis atualmente pela internet, por meio do Skype, e-mail e outras redes sociais digitais.

Também haverá intérprete in loco, com disponibilização de um tradutor intérprete de Libras, com local e horário agendado, no prazo mínimo de 48h de antecedência, para acompanhar as pessoas surdas a bibliotecas, hospitais, delegacias, tribunais e outros locais de atendimento ao público, ou em sala reservada, local agendado, específico para intermediação de assuntos particulares do solicitante do serviço.

Segundo o Censo Demográfico 2010, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 154.241 pessoas no Amazonas declararam ter algum grau deficiência auditiva.

Endereços e horários de funcionamento

A Central irá funcionar na sede da Seped, de segunda a sexta, das 8h às 14h. A Seped está localizada na Avenida Mário Ypiranga, nº 1.600, Adrianópolis, zona centro-sul. Haverá extensão do atendimento da Central no Pronto Atendimento ao Cidadão (PAC) Compensa, localizado na Avenida Brasil, n°1.325, Compensa I, zona oeste.

Fonte:http://www.d24am.com/noticias/amazonas/amazonas-inaugura-primeira-central-de-interpretacao-de-libras/106178

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *