Primeira missa com tradutradução simultanea da Língua Brasileira de Sinais (Libras) ocorreu com aopio da Pastoral do Surdo

Quem participou da missa dominical das 11h, no dia 13, na Paróquia São Luís Gonzaga, no Setor Pereira Barreto, percebeu que houve a tradução simultaneamente para a Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Soraia Marquez, que integra a Pastoral do Surdo da Vila Formosa, foi auxiliada por Raquel Nóbrega para interpretar essa celebração, durante a qual um grupo de crianças recebeu pela primeira vez o sacramento da Eucaristia.

Eventualmente, a Pastoral do Surdo consegue viabilizar a tradução para paróquias que solicitem, mas o trabalho esbarra na falta de voluntários para atender o público de pessoas surdas da cidade. O propósito da Pastoral é permitir que a Palavra do Evangelho seja acessível para todos que se comunicam por Libras.

Elizabete Andrade, catequista da Paróquia São Luís Gonzaga, é mãe do pequeno Leonardo, que é surdo. Ela reforça que gostaria muito que seu filho tivesse sempre a oportunidade de participar tão ativamente da comunidade, pois acredita que todos têm o direito ao Evangelho, mas percebe as dificuldades para esse acesso.

Soraia recomenda o acesso ao canal do YouTube do movimento “Missão Mãos que Evangelizam”, onde é possível encontrar orações, textos bíblicos e parábolas traduzidos em Libras. Esse movimento também auxilia as comunidades e promove cursos para que os intérpretes se especializem e, dessa forma, consigam passar a informação de maneira mais clara para os surdos.

Ano da Graça 

A partir da observação da realidade paroquial ao longo do sínodo arquidiocesano, constatou-se a necessidade de maior acesso aos sacramentos para as pessoas que não os receberam no tempo devido, e, diante disso, como resposta, foi proclamado o Ano da Graça na Paróquia São Luiz Gonzaga.

Foi realizado um grande mutirão de acesso aos sacramentos para todos os adultos. Por meio desse processo, 22 adultos já foram batizados e 87 receberam a Eucaristia pela primeira vez, no domingo, 20.

Até o final do ano, ocorrerá um casamento comunitário para oito casais e aproximadamente 150 adultos receberão o sacramento do Crisma.

Confira algumas igrejas da Arquidiocese de São Paulo que possuem missa com tradução simultânea para LIBRAS:

– Paróquia São Francisco de Assis
Rua Borges Lagoa, 1209 (próximo ao metrô Hospital São Paulo)
Missa com intérprete em LIBRAS: domingos, às 11h30

– Santuário São Francisco de Assis
Largo São Francisco, 133 (próximo ao metrô Sé)
Missa com intérprete em LIBRAS: primeiro domingo de cada mês, às 10h30

– Paróquia N. Sra. Do Sabará
Av. Nossa Senhora do Sabará, 3212
Missa com intérprete em LIBRAS: domingos, às 10h30

– Paróquia Santíssima Trindade
Av. Paulo Guilguer Reimberg, 567 – Pq. Maria Fernandes
Missa com intérprete em LIBRAS: segundo domingo do mês, às 18h30

– Instituto Santa Terezinha
Rua Jaguari, 474 – Bosque da Saúde
Missa com intérprete em LIBRAS: quarto domingo do mês, às 15h

– Paróquia N. Sra. Aparecida
Av. Ibirapuera, s/n
Missa com intérprete em LIBRAS: sábados, às 14h30

– Igreja N. Sra. Do Sagrado Coração
Av. Renata, 1 – Vila Formosa
Missa com intérprete em LIBRAS: domingo, às 10h30

– Igreja Nossa Senhora de Fátima – Jd. Tremembé
Missa com intérprete em LIBRAS: sábados, 16h 

Fonte:http://www.osaopaulo.org.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *