Projeto SER promove inclusão social a pessoas surdas com o ensino da Libras. (Fotos: Divulgação)

O Projeto SER – Solidariedade, Educação e Responsabilidade Social – forma neste sábado (5) a sua 3ª turma de Língua Brasileira de Sinais (Libras) na cidade.

Com cinco anos vida, completados em agosto, o SER é o primeiro projeto social a oferecer o curso de Libras totalmente gratuito na Serra.

Para o coordenador da iniciativa, professor Renato Ribeiro, a Língua Brasileira de Sinais é um meio de garantir a socialização e interação do surdo na sociedade. “Temos hoje no país cerca de 12 milhões de brasileiros com alguma deficiência auditiva. A educação deve ser sempre uma ferramenta de inclusão, e com a Libras podemos minimizar as barreiras de comunicação entre as pessoas, proporcionando acessibilidade e mais respeito ao surdo, muitas vezes ignorado na sociedade.

Além de crianças, o SER atende ao público adulto e vai abrir novas vagas.
Além de crianças, o SER atende ao público adulto e vai abrir novas vagas.

O projeto, que há três anos conta com turmas de língua de sinais para adulto, pela primeira vez formará uma turma dedicada ao público infantil. “O nosso maior orgulho é ver crianças de 8 a 13 anos aprendendo Libras e já se comunicando sem dificuldade. Ensinar isso às crianças é colaborar para um futuro de inclusão social aos surdos, que hoje vivem praticamente como estrangeiros dentro de sua própria pátria”, concluiu Renato.

O curso do Projeto SER tem duração de 60 horas e acontece todos os sábados na Multivix, em Colina de Laranjeiras, e oferece turmas para adultos e crianças. A previsão é que novas turmas sejam abertas no ano que vem.

Mais informações, na página do Projeto SER no Facebook ou pelo WhatsApp 99512-9002.

Fonte:https://www.portaltemponovo.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *