Na quinta-feira, 26, quando foi comemorado o Dia Nacional dos Surdos, a secretária de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, Célia Jordão, anunciou que Angra vai passar a contar com uma Central de Intérprete e Guia Intérprete para auxiliar surdos e cegos-surdos.

A novidade foi divulgada durante o ciclo de palestras realizado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência. O evento, organizado no Iate Clube Aquidabã, finalizou a programação do Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência.

A sede da Central de Intérprete e Guia Intérprete será na Secretaria de Desenvolvimento Social e Promoção da Cidadania, no São Bento, e vai contar com dois servidores aprovados em concurso público, que serão convocados.

Mediante agendamento, os surdos e cegos-surdos poderão solicitar acompanhamento em consultas médicas, atendimentos jurídicos, audiências e outras ocasiões necessárias. A prefeitura está finalizando os últimos detalhes para que a estrutura entre em funcionamento em breve.

– Além da implantação da Central de Intérprete e Guia Intérprete, estamos trabalhando para trazer, no verão, o projeto “Praia para Todos” a Angra, que vai possibilitar que pessoas com baixa mobilidade e deficiência possam frequentar nossas praias. A nossa ideia é, no primeiro momento, levar o projeto para a Praia Grande e para a Vila Histórica de Mambucaba. Nossa cidade tem que avançar na promoção de espaços e políticas públicas inclusivas, e isso acontece com debates e capacitações como esta – destaca a secretária de Desenvolvimento Social.

– Fiquei feliz com essa notícia da Central de Intérprete e Guia Intérprete, que é fruto de uma luta do nosso conselho e também das pessoas deficientes de Angra dos Reis – destaca Jorge Luís, vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Participaram do evento, que refletiu sobre os “Quatro anos da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146): avanços e retrocessos na política para a pessoa com deficiência“, representantes da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), Pestalozzi, Associação dos Pais e Amigos dos Deficiente Visuais (Apadev), Associação dos Deficientes Físicos (Adef), Escola Municipal de Educação de Surdos (Emes), além de conselheiros de Saúde, do Idoso e da Assistência Social.

Foto: Wagner Gusmão / PMAR

Fente:http://tribunalivrejornal.com.br/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *