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Cresce em Belo Horizonte e em Uberlândia, no Triângulo Mineiro, a procura pelos serviços oferecidos pelas Centrais de Interpretação de Libras (CIL). Nessas duas unidades, as pessoas surdas contam com intérpretes da Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) que facilitam e viabilizam o acesso a serviços públicos, por meio da comunicação e interação entre ouvintes e surdos, possibilitando o esclarecimento e a defesa de seus direitos, contribuindo para a inclusão social e o desenvolvimento da cidadania.

Inaugurada dia 3 de dezembro pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), a CIL de Belo Horizonte, que funciona na Casa de Direitos Humanos (CDH), na Avenida Amazonas, 558, no centro da capital, vem recebendo muitas demandas para atendimento às pessoas surdas, principalmente na Justiça do Trabalho, Juizados de Pequenas Causas, Previdência Social e até mesmo em hospitais. Segundo o intérprete de Libras, Juliano Salomon, várias pessoas já estão agendadas para o mês de janeiro.

Da mesma forma, a unidade de Uberlândia, no Triângulo Mineiro, inaugurada no dia 12 de dezembro, já tem grande procura. Ela está instalada nas dependências do Centro Estadual de Políticas, Emprego e Renda (Ceper), na Praça Tubal Vilela nº 60, no centro da cidade.

Nas redes sociais, a CIL também já começa a se tornar mais conhecida. No Facebook (Central de Interpretação de Libras CIL-MG), várias pessoas têm curtido a página e compartilhado as informações disponíveis.

No próximo ano, Minas Gerais será contemplada com mais uma unidade da Central de Libras, em município a ser definido. Para a instalação dos serviços nos municípios, a Sedese tem levado em conta dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), que apontam em quais cidades de Minas há mais pessoas surdas.

Cada Central de Interpretação de Libras conta com um carro, dois intérpretes e computadores, o que facilita o acesso on-line. O serviço é prestado de forma presencial, após prévio agendamento, ou virtual, sendo as demandas recebidas por e-mails, Facebook ou Skype, com a utilização da Libras via webcams. O intérprete, com horário previamente agendado, acompanha pessoas surdas em hospitais, tribunais, delegacias e outros locais de atendimento ao público.

Em Belo Horizonte, o pré-agendamento pode ser feito pelos telefones 3270-3625/3626 ou 3627. O horário de atendimento é das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. Os endereços virtuais são central.libras@social.mg.gov.br (e-mail), central.libras@hotmail.com.br (Skype) ou Central de Interpretação de Libras CIL-MG (Facebook). Já em Uberlândia, o endereço é libras.uberlandia@social.mg.gov.br,o telefone (34) 3235-4174 e o horário de atendimento é das 8h às 17h.

As unidades da CIL são uma parceria dos governos de Minas e federal, por meio da Sedese, e a coordenação no Estado fica por conta da Caade (Coordenadoria Especial de Apoio e Assistência à Pessoa com Deficiência) – órgão também da Sedese.

Fonte: http://www.social.mg.gov.br/component/gmg/story/2542-central-facilita-o-acesso-de-pessoas-surdas-a-servicos-publicos-por-meio-da-traducao-e-interpretacao-da-lingua-brasileira-de-sinais

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