Teste feito em mil grávidas foi desenvolvido por cientistas britânicos

Um novo exame para detectar a Síndrome de Down promete mais precisão e mais rapidez no diagnóstico durante a gravidez. O teste foi desenvolvido por cientistas britânicos da Universidade de Kings College, em Londres.

O sangue de mil grávidas foi analisado pela equipe, que concluiu que o novo teste, chamado de Exame de DNA Fetal, pode mostrar com uma precisão de 99% se o feto é ou não portador da síndrome. Para os cientistas que desenvolveram a nova técnica, o teste é um diagnóstico.

Atualmente, o exame mais comum para a detecção da síndrome de Down é feito através de ultrassonografia entre a 11ª e a 13ª semana de gestação. Crianças com síndrome de Down costumam apresentar uma maior quantidade de translucência nucal, líquido que fica atrás do pescoço do bebê. Pelo ultrassom, os médicos podem medir a quantidade deste líquido.

Outro método utilizado é através de um exame de sangue da mãe e detecta problemas cromossômicos através da análise de material genético do feto. O teste pode ser feito a partir da nona semana. As outras maneiras de diagnosticar a síndrome são métodos invasivos como exame do líquido amniótico ou retirada de amostra da placenta, que apresentam até 1% de risco de aborto.

A pesquisa foi publicada na revista científica “Ultrasound in Obstetrics and Gynaecology”, mas a equipe de cientistas responsáveis pelo desenvolvimento do novo exame ainda pretende testá-lo em mais 20 mil mulheres grávidas para ter resultados mais precisos.

Por Carolina Abranches

Fonte: http://bemstar.globo.com/index.php?modulo=corpoevida_mat&url_id=5554

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *