Mostras e atividades acontecem o dia inteiro, no centro da cidade

No próximo dia 29 (segunda-feira), Vila Velha recebe o Dia Internacional da Animação (DIA), com mais de doze horas de atividades gratuitas abertas ao público em dois locais paralelos no centro da cidade. Basta atravessar a rua para acompanhar a programação.

Organizado pela produtora LUZ Produções, o DIA canela-verde começa às 09h no Teatro Elio de Almeida Viana (Teatro municipal de Vila Velha), com a mostra infantil de curtas brasileiros, seguida da mostra de acessibilidade, com exibição de curtas nacionais com LIBRAS, audiodescrição e legendagem.

A partir das 10h, acontece no auditório do CEET Vasco Coutinho a palestra “Criação e produção de animação”, com Bruno Nogueira e Arthur Perin Motta (Eye Move), seguida da oficina Design de Personagem: Como deixar seu personagem mais eficiente, ministrada pelo ilustrador e animador Rayan Fabbri Casagrande. Encerrando a programação, às 19h o público assiste à Mostra Oficial de Animação, com sessões de exibição de curtas nacionais e internacionais.

O DIA em Vila Velha – Programação Completa

29 de outubro (segunda-feira)

Local: Teatro Elio de Almeida Viana (Teatro municipal de Vila Velha) Praça Duque de Caxias, Centro de Vila Velha

Mostras paralelas

09h – Mostra Infantil

Curtas brasileiros de classificação Livre

11h – Mostra Nacional de Acessibilidade

Curtas brasileiros com LIBRAS, Audiodescrição e Legendagem

Classificação indicativa: 12 anos

Local: CEET Vasco Coutinho

Avenida Luciano das Neves, s/n – Centro de Vila Velha

10h – Palestra “Criação e produção de animação”, com Bruno Nogueira e Arthur Perin Motta (Eye Move)

Sobre: A palestra “Criação e produção de animação” apresentará as principais etapas da produção de um filme animado e trará técnicas usadas pela Eye Move no desenvolvimento de seus projetos. Local: Auditório do Vasco Coutinho

14h – Oficina Design de Personagem: Como deixar seu personagem mais eficiente, com o ilustrador e animador Rayan Fabbri Casagrande

Sobre: A oficina tem o intuito de mostrar ao participante como deixar um personagem mais eficiente. Através de formas geométricas e materiais alternativos que estarão dispostos na mesa, vamos montar personagens baseado em características físicas e psicológicas pré-determinadas.

Mostra Internacional de Animação

19h30 – Mostra Nacional de curtas

20h30 – Mostra Internacional de curtas

Classificação indicativa: 12 anos

O DIA

O Dia Internacional da Animação (DIA) é celebrado dia 28 de outubro, data em que ocorreu a primeira exibição de imagens animadas no mundo. As exibições acontecem em dezenas de países, entre eles, Portugal, Egito, França, Coreia do Sul, Japão, EUA. No Brasil, é realizado desde 2004 pela Associação Brasileira de Cinema de Animação (ABCA), sendo o maior evento de exibição simultânea do país. Com entrada franca, será comemorado em mais de cem cidades de todos os estados do Brasil, mais o Distrito Federal.

Panorama histórico

Paris, 28/10/1892. Charles-Émile Reynaud realizou a primeira projeção pública de imagens animadas do mundo, exibindo o filme Pauvre Pierrot. Em 2002, a Associação Internacional de Filme de Animação (ASIFA), lançou o Dia Internacional da Animação, contando com diferentes grupos em mais de 30 países. No Brasil, a data passou a ser comemorada pela ABCA inicialmente como Dia do Animador.

Informações imprensa

Ana Luiza Calmon

27.99226.1011

contato@somosluzproducoes.com

DIA em Vila Velha

Instagram e Facebook: @somosluzproducoes

DIA nacional

www.diadanimacao.com.br

Facebook: @diainternacionaldanimacao

Instagram: @diadanimacao

YouTube: @diadanimacao

Fonte: www.diadanimacao.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *