Assembléia Legislativa do Estado de Mato Grosso

A Assembleia Legislativa derrubou na sessão matutina ordinária desta quinta-feira (12) o veto 106/2011 aposto ao projeto de lei nº 145/11, que dispõe sobre a presença de tradutor e intérprete da Língua Brasileira de Sinais (Líbras), em eventos oficiais promovidos pelo Poder Público no Estado, de autoria do deputado Airton Português (PSD).

É uma grande conquista, uma lei de grande alcance social, estamos felizes com essa vitória que vai beneficiar as pessoas com deficiência auditiva que sofrem exclusão em eventos públicos, destacou o deputado.

Português lembrou que ao longo dos séculos, as pessoas com deficiência auditiva sofreram grandes massacres culturais, consideradas como incapacitadas, deficientes e desprovidas de direitos e cidadania.

Felizmente a Constituição Federal

Carregando…

de 1988 garantiu direitos iguais. Porém, ainda há um longo caminho a ser percorrido, segundo o censo demográfico de 2000 calcula-se a população com deficiência auditiva em torno de 15 milhões de pessoas/mundo.

No Brasil, avalia-se que, em relação à surdez, haja mais de 6 milhões de pessoas, sendo que a maioria utiliza a língua brasileira de sinais, LÍBRAS.

No Estado de Mato Grosso, estima-se que essa quantidade chegue a 11 mil. Português considerou que tendo em vista o número expressivo de pessoas com deficiência auditiva, essa medida legislativa objetiva proporcionar inclusão e participação no processo de democratização, a fim de que estes indivíduos possam exercer seu direito à cidadania, direito constitucional de primeira geração, além de viabilizar seu acesso aos serviços públicos, que, como o próprio nome sugere, devem ser disponibilizados a todos os cidadãos e não só aos ouvintes.

Mais Informações:

Assessoria de Gabinete

(65) 3313 6805

Fonte: http://al-mt.jusbrasil.com.br/noticias/112221168/eventos-oficiais-terao-interpretes-de-lingua-de-sinais-libras

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *