Por determinação do prefeito Telmo Kirst, a partir da próxima quinta-feira, dia 21, a Central de Atendimento ao Cidadão (Caci), passará a contar com uma intérprete de Libras para atender as demandas de surdos e demais pessoas com deficiência auditiva. Com a medida, que ainda será regulamentada em decreto, Santa Cruz do Sul torna-se referência em acessibilidade no Estado pela disponibilização do serviço. De acordo com o IBGE (Censo 2010), Santa Cruz do Sul possui 1376 pessoas com surdez e grande perda auditiva. 

 No Rio Grande do Sul o recurso da tradução simultânea é oferecido também pelas prefeituras de Alvorada, Horizontina e Parobé. Já no Brasil o serviço está disponível em apenas 32 prefeituras, entre os mais de cinco mil municípios existentes. “Todo cidadão precisa ter acesso aos serviços básicos, esse é um direito que precisa ser respeitado. Ao ofertar mais este canal de comunicação, proporcionando acessibilidade a quem precisa, a Prefeitura não somente cumpre uma obrigação legal, como atende a uma antiga reivindicação de uma significativa parcela da sociedade santa-cruzense”, disse o secretário municipal de Comunicação, Régis de Oliveira Júnior.

Serão prestados dois tipos de atendimento, um no modo presencial e outro no virtual. No primeiro será necessário efetuar agendamento prévio por meio do WhatsApp, telefone, e-mail ou diretamente no Palacinho da Praça da Bandeira, no horário das 7h45 às 11h45 e das 13h30 às 17h30, exceto enquanto vigorar o turno único, cujo horário é das 8h às 14h.O profissional poderá acompanhar o usuário para a solução de demandas em órgãos públicos da Administração Municipal, como escolas, postos de saúde e equipamentos de assistência social, além de hospitais, delegacias, fórum, cartórios, entrevistas de emprego, confecção de Cartão SUS, entre outros. 

A prioridade de atendimento, como explica o secretário será para os casos mais urgentes, como por exemplo aqueles em que haja risco de morte para o cidadão. Já os pedidos para acompanhamento em cursos e provas de habilitação para expedição de carteira de motorista não serão aceitos, uma vez que há necessidade de muito tempo para a realização dessas atividades e o Município conta com apenas um profissional no quadro de servidores. 

O modo virtual deverá ser implantado no decorrer de 2018 para atendimento à distância. Para isso a Secom fará a aquisição de um aplicativo para smartphone, tablet ou computador. Por meio dessa tecnologia o cidadão poderá apresentar suas dúvidas utilizando a Libras e o aplicativo fará a tradução em língua portuguesa. Já a resposta do funcionário é traduzida da língua portuguesa para Libras. 

Com a disponibilização do serviço junto a Caci, eventos do governo municipal também terão tradução simultânea, mediante solicitações da comunidade. E no próximo ano, a produção audiovisual da Secom terá o recurso na tela a disposição dos espectadores. 

Outro avanço no atendimento a surdos e deficientes auditivos será percebido também a partir da capacitação de agentes administrativos para o primeiro acolhimento nos órgãos públicos municipais. Em 2018 eles receberão aulas de Libras, em nível básico. 

Acessibilidade – Santa Cruz do Sul registrou inúmeros avanços no campo da acessibilidade e inclusão. Dentre as melhorias destacam-se a construção de mais de 400 rampas no Centro e bairros para cadeirantes e pessoas com dificuldades de locomoção, avanços de calçada encurtando a travessia para pedestres nas ruas de intenso fluxo, implantação de piso tátil nos passeios públicos e instalação de semáforo com sinal sonoro para pessoas com deficiência visual.

Fontehttp://www.santacruz.rs.gov.br/noticias/

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