Celebração, em Presidente Prudente, será no próximo domingo (26), às 19h.
Não há intérpretes na Igreja Católica, conforme a Associação dos Surdos.

Noticia_20170320-1A_ImagemUma nova experiência será colocada em prática na Catedral de São Sebastião, no Centro de Presidente Prudente, no próximo domingo (26). A celebração da missa das 19h será interpretada na Língua Brasileira de Sinais (Libras) para que os fiéis surdos da cidade possam acompanhar o ato litúrgico. Um dos objetivos é concretizar a inserção das minorias à sociedade. A atitude conta com o apoio da Associação dos Surdos e Surdas de Presidente Prudente e Região (Asspp), que leva o nome de “Dorvalino Paixão”.

Conforme declarou ao G1 o monsenhor José Antônio de Lima, a ideia partiu da igreja e foi mediada pelo ministro Maurício Moreira. “Temos trabalhos com deficientes, de inserção das minorias na vida da igreja, então, por interesse de algumas lideranças da comunidade, contatamos algumas pessoas e a associação, de onde duas pessoas se prontificaram em fazer a transmissão”, contou. “A gente tem de acolher a todos”, enfatizou.

Será uma “experiência nova”, de acordo com o monsenhor. Segundo ele, os deficientes sofrem discriminação e trabalhos de inserção desse público à sociedade são importantes. “O gesto concreto da Campanha da Fraternidade faz um apelo à inserção das minorias e nesse sentido a nossa comunidade está fazendo o trabalho. Não basta apenas falar, tem de ter atitude”, declarou ao G1.

O apoio do monsenhor não foi somente à celebração interpretada em Libras, mas também para o curso que ensinará outras pessoas a se comunicarem com os surdos. “Vai favorecer muito outras pessoas também”, disse.

Segundo explicou ao G1 a membro do Conselho Permanente da associação, Maria Darcy Mariz Morano, dois intérpretes estarão presencialmente nas missas noturnas aos domingos na Catedral. “Estamos convidando a comunidade surda que é católica e migrou para as igrejas evangélicas porque têm intérprete nas celebrações”, declarou Maria Darcy. “Já era um sonho antigo, eu, como católica, ver os surdos católicos tendo a mesma inclusão das igrejas evangélicas”, contou.

Maria Darcy também contou ao G1 que tem um irmão surdo que vai à missa, “mas é de corpo presente, não participa de fato da celebração, porque não compreende. Às vezes, o padre vira de costas ou fala rápido”. “[A transmissão em libras da missa] é a esperança de uma inclusão real na Igreja Católica”, declarou.

A membro do conselho ainda enfatizou que, como associação, “quer ver a inclusão de todos os surdos na comunidade em geral, não só na religião”. No domingo (26), será o lançamento, conforme Maria Darcy, e a ação continuará. O local foi escolhido, pois há um fácil acesso e grande público devido a ficar na área central da cidade.

Noticia_20170320-1B_ImagemCurso
A Associação dos Surdos e Surdas de Presidente Prudente e Região “Dorvalino Paixão” realizará seu primeiro curso de Língua Brasileira de Sinais para surdos, familiares e a comunidade em geral. A capacitação será de 5 de abril a 28 de junho deste ano, todas as quartas-feiras, das 19h às 21h, no Salão Paroquial da Catedral de São Sebastião. O uso do local é uma parceria entre a Asspp e a paróquia.

Conforme Maria Darcy, serão 35 vagas iniciais. Conforme a procura, novas vagas e turmas poderão ser abertas posteriormente. O curso é gratuito para associados e para surdos. Já para quem é de fora, o valor mensal é de R$ 70, para arcar com o custo de material e apostilas, bem como manter os professores e auxiliar a associação.

Serviço – As inscrições e informações para o curso de Libras podem ser feitas pelo celular (18) 99721-3916. As aulas serão ministradas por instrutores surdos, com o apoio de intérpretes.

Noticia_20170320-1C_ImagemReunião
Uma reunião foi realizada para que os detalhes fossem definidos e, durante o encontro, o surdo e presidente da associação, Carlos Ivan Gonçalves Vilhalba, agradeceu a parceria. “O monsenhor tem um coração muito bom. A associação e todos os surdos da região ficam muito agradecidos por ter aberto as portas da Catedral para nosso curso e a interpretação da missa”, ressaltou.

Já o também surdo e vice-presidente da Asspp, Flávio Augusto Gonçalves, lembrou que “muitos surdos católicos não frequentam a igreja porque não conseguem entender a liturgia da palavra”, que utiliza somente a língua portuguesa e é possível ser acompanhada apenas por ouvintes.

Sobre a realização do curso, o monsenhor José Antonio de Lima sugeriu a realização também aos sábados. “Tem pessoas que trabalham e estudam, além daquelas pessoas da região que possam se interessar em aprender a Libras”, ressaltou. “Assim que esta primeira turma engrenar e vermos a receptividade, poderemos pensar em algo assim”, acrescentou.

A reunião entre a associação e o monsenhor também foi acompanhada pela membro do Conselho Permanente e Intérprete da Asspp, Lucinete Aparecida da Silva. “É importante que familiares e alguns surdos que não conhecem a Libras possam aprender para se integrar a sociedade. Além disso, também é preciso que a própria sociedade busque informações para integrá-los”, pontuou.

De acordo com o Censo de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), são mais de 42 mil pessoas com algum tipo de deficiência auditiva na Região Administrativa de Presidente Prudente. Somente, na cidade de Presidente Prudente eram 9.052 à época. “São muitos, mas infelizmente são deficientes invisíveis para a maioria da população”, concluiu a membro do Conselho Permanente Maria Darcy Mariz Morano.

 ASSPP
A Associação dos Surdos e Surdas de Presidente Prudente e Região “Dorvalino Paixão” é uma entidade de caráter cultural, educacional e social, sem fins lucrativos, criada em abril de 2016. A associação foi criada com os objetivos de auxiliar seus associados e cobrar da sociedade o cumprimento de legislações já existentes.

De acordo com seu presidente, Carlos Ivan Gonçalves Vilhalba, a ideia consiste em auxiliar os surdos no seu dia a dia e realizar sua integração social. “Também queremos fundar um clube, conseguir convênios com médicos e, principalmente, cobrar da sociedade que eles tenham acesso a intérpretes em repartições públicas e no trabalho”, ressaltou.

Fonte: http://g1.globo.com/sp/presidente-prudente

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *